A curta-metragem MARIA JOSÉ MARIA é um filme histórico enquadrado no género de terror psicológico, com laivos de comédia negra e humor absurdo.
Sinopse:
A curta-metragem MARIA JOSÉ MARIA é um filme histórico enquadrado no género de terror psicológico, com laivos de comédia negra e humor absurdo com aproximadamente 15 minutos. É uma adaptação livre de uma história verídica, um crime horripilante que abalou Portugal, em meados do séc. XIX. Esta interpretação explorará as temáticas da doença mental, o celibato forçado, a devoção religiosa e o enraizamento do patriarcado da época, assente no modelo de filme de investigação criminal.
Esta Campanha destina-se a apoiar o projecto cinematográfico independente de curta-metragem MARIA JOSÉ MARIA, o novo filme do realizador scalabitano Chico Noras. Em parceria com a Associação Cinematográfica 50cuts, Chico Noras propõe, com este filme, revisitar uma história macabra do séc. XIX através do olhar do humor negro e do absurdo, numa peça de terror psicológico fora do vulgar. Um filme que foge aos cânones do cinema de português de autor, demasiado direcionado para uma audiência muito específica, mas que também não se pretende “hollywoodesco”. Uma proposta que abrace a história portuguesa e o nosso folclore religioso e os reordene com um arrepio e uma boa gargalhada, prestando a devida homenagem à nossa terra.
Nesse sentido, a produção do filme foge aos financiamentos estatais e procura apoio nos amantes de cinema nacional que queiram fazer diferença, assumindo um modelo de produção de baixo orçamento. O projecto já detém alguns apoios logísticos e financeiros, porém é ainda necessário uma parcela do orçamento para financiar o departamento de arte (guarda-roupa, caracterização, adereços, entre outros) tão fulcrais em produções de filmes de época. Com o dinheiro angariado, podemos levar avante esta história e retratar com o rigor necessário este período tão intrigante.
Pretende-se rodar o filme nos dias 27 de julho a 1 de agosto de 2021, na cidade de Santarém. A escolha da capital ribatejana deve-se, não só por ser a cidade natal do realizador, mas principalmente por ter um património cultural imóvel riquíssimo, que permite a criação de um ambiente histórico verosímil e, simultaneamente, um visual gótico, que vai de encontro às pretensões neo-expressionistas do filme. Espaços emblemáticos da cidade, como a Igreja da Graça, Fonte das Figueiras, Igreja da Misericórdia e Palácio Landal, serão palco do nosso filme.
Ficaremos eternamente gratos pelo vosso apoio. Muito, muito obrigado!
E claro...valha-nos Santa Engrácia!
50Cuts
Agradecimento
Caros amigos,
Atingimos a nossa meta, graças ao vosso tão precioso apoio!
O nosso muito obrigado! Sem vocês, este filme não seria possível.
Agora, temos os meios para contar a história tenebrosa de Maria José Maria.
Começaremos a gravação dentro de duas semanas. Até lá, muita preparação nos aguarda, por isso, não estranhem a falta de notícias. Mas podem acompanhar alguns “behind the scenes” no facebook e instagram.
Depois da rodagem, iremos contactar gradualmente todos os que contribuíram para dar seguimento às “recompensas” estipuladas na campanha.
Estejam atentos!
"Valha-nos Santa Engrácia!”
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários