A APEF deslocou-se a Castelo Branco, no dia 20/11 para um rastreio cardiovascular, que visava a angariação de donativos para a missão da Maratona da Saúde, que apoia a investigação científica na área das Doenças Cardiovasculares.
A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, atenta às necessidades do interior do país, sobretudo no que diz respeito à população mais idosa, muitas vezes esquecida nestas iniciativa, deslocou-se a Castelo Branco, no dia 20 de novembro, para um evento que pretendia promover o contacto direto entre os estudantes de Farmácia e a população, alertando e prevenindo para o flagelo das Doenças Cardiovasculares (DCV).
Com o objetivo de combater duplamente este problema comunitário, a APEF ambicionou contribuir, não só para a consciencialização da população para a importância da saúde cardiovascular, mas também apoiar a investigação científica neste âmbito, para que novas armas terapêuticas possam surgir.
Assim, surgiu a parceria com a Maratona da Saúde, que pretende auxiliá-la na sua missão de sensibilizar e financiar a investigação científica em Portugal na área das Doenças Cardiovasculares.
O plano era simples, a população foi incentivada a realizar “Km solidários pela Maratona da Saúde”, no decorrer do Rastreio Cardiovascular, de modo a relembrar a importância da prática de exercício físico. Estes quilómetros foram percorridos numa passadeira estática e pretende-se agora que, através desta iniciativa de crowdfunding, sejam angariados donativos que possam fazer corresponder cada quilómetro percorrido, num valor monetário como forma de apoio a esta importante causa.
Objetivo: 20 euros por cada 1000m, dos 25.000m percorridos!
Rastreio Cardiovascular-APEF Social
Sobre o promotor
A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), fundada em 1998, é o órgão estudantil representante dos mais de 4.000 estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas a nível nacional. O membros efetivos que a constituem estatutariamente são as Associações e os Núcleos de Estudantes locais, nomeadamente a AECFUL, AEFFUL, AEFFUP, NECF/AEISCSEM, NECiFarm, NEF/AAC e UBIPharma, e que se distribuem por locais tão distintos como Lisboa, Porto, Coimbra, Covilhã ou Faro.
Oferecendo um abrangente conjunto de oportunidades formativas, culturais e sociais, a APEF visa desde a sua génese a defesa dos jovens que representa, bem como apoiar e orientar a formação desta classe, para que estes possam vir a ser profissionais de saúde íntegros, respeitados e com elevado sentido de responsabilidade social.
A Maratona da Saúde (www.maratonadasaude.pt) é uma associação sem fins lucrativos que tem como principais objetivos aliar o entretenimento à sensibilização e à angariação de fundos para a investigação científica na área da Saúde desenvolvida em Portugal.O formato que lançou recentemente em parceria com a RTP é amplamente conhecido internacionalmente e muito bem sucedido em vários países motivo pelo qual o quisemos implementar em Portugal, adaptando-o à nossa sociedade.
As primeiras três edições da Maratona da Saúde foram dedicadas ao Cancro, à Diabetes e às Doenças Neurodegenerativas, respetivamente. Durante os eventos televisivos, emitidos em Março de 2014, Março de 2015 e em Abril de 2016 foram angariados acima de 300 mil euros.
Para aplicar os fundos angariados em cada edição a Maratona da Saúde lança anualmente, em parceria com a FCT, os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica que até à data contaram com cerca de 150 Candidaturas na área do cancro e da diabetes. Estes prémios já permitiram galardoar 7 cientistas a desenvolver o seu trabalho de investigação nestas áreas em Portugal. Estão de momento abertas as candidaturas a uma nova edição dos Prémios na área das Doenças Neurodegenerativas.
Em 2016/17, a 4ª Edição da Maratona da Saúde é dedicada às Doenças Cardiovasculares e é neste âmbito que se alia ao projeto APEF Social na dinamização destes rastreios, alertando para a prevenção, diagnóstico, tratamento atualmente disponível e investigação científica na área.