Criação do gabinete de apoio terapêutico da associação jovem habi(li)tar Alentejo - AJHA para apoio a crianças com necessidades especiais da cidade de Beja.
A AJHA é uma associação jovem com 4 anos de existência, sediada na cidade de Beja.
A sua missão passa por criar recursos para a igualdade de oportunidades para pessoas com necessidades especiais.
Pretendemos perceber o porquê da falta de acessibilidade nas mais diversas áreas da vida de um cidadão com qualquer tipo de deficiência, projetar, elaborar soluções reais para essas lacunas na sociedade e deste modo promover a inclusão de cidadãos com necessidades especiais na sua comunidade.
Neste momento a nossa população-alvo são crianças com necessidades especiais dos 3 aos 18 anos.
Constatámos que na cidade de Beja não existe resposta terapêutica acessível a todas as crianças com necessidades especiais.
As instituições locais que desenvolvem trabalha nesta área têm poucos recursos e não conseguem abranger toda a população, neste sentido a AJHA criou um gabinete de apoio terapêutico (AJHAterapias) que pretende colmatar esta lacuna.
O projecto que agora vimos apresentar passa pela angariação de financiamento para mobilar o nosso gabinete e assim conseguirmos iniciar as intervenções terapêuticas já no próximo ano de 2016.
Caso nos ajudem, iremos colocar o vosso nome nas parecerdes da associação de nome a que todos saibam que todos juntos conseguimos criar um espaço inclusivo e fazer a diferença na nossa comunidade. Este não será o gabinete da AJHA, mas sim o gabinete da comunidade de Beja e do Mundo.
[IMAGE:158657:1]
Sobre o promotor
A Associação Jovem Habi(li)tar Alentejo - AJHA é constituída por 12 amigos com formações nas mais diversas áreas, desde a educação, reabilitação, gestão, informática, direito, gestão de equipas entre outras.
Em termos jurídicos a AJHA é uma associação jovem sem fins lucrativos não está ainda equiparada a entidade de utilidade pública, IPSS ou ONG.
A nossa motivação passa por criar e promover na nossa cidade uma resposta inclusiva e de qualidade no apoio terapêutico a crianças com necessidades especiais da cidade de Beja, onde pretendemos através de diversas actividades do gabinete mudar mentalidades e atitudes e deste modo promover a igualdade de oportunidades e o acesso à informação o mais inclusivo possível.
Existimos há 4 anos e já realizámos formações na área do empreendedorismo social, monitores de campos de férias inclusivos, campos de férias para todos, tertúlias para pais, entre outras actividades.
Os nomes dos órgão sociais da associação:
Mesa da Assembleia Geral:
Bárbara Carina da Cunha Rompante; Fedra Patrícia Januário de Amorim e Joana dos Santos Galvão Figueira Rodeia.
Direção: Nídia Sofia januário de Amorim; Rui Manuel Nobre Cerqueiro; Ana Isabel dos Ramos Carvalho; Marco de Jesus Rodrigues; Maria João da Silva Ganhão; Filipe Campos Santos; André Caetano Ferreira; Pedro Caetano Ferreira das Neves.
Esperamos mobilizar 300-500 pessoas mínimo.
Orçamento e Calendarização
As principais despesas passam por equipar o espaço da sede para o gabinete: necessitamos tapar o chão, forrar as janelas e mobilar com equipamento de escritório o gabinete, para que possamos realizar as nossas actividades.
Pretendemos conseguir 60% do montante solicitado até 20 de Novembro e os restantes 40% até ao final desse mês.
Galeria de Imagens