ReViver - Cuidar de quem cuida!
Giving Tuesday

ReViver - Cuidar de quem cuida!

Um projeto piloto com uma matriz de intervenção nas Demências .

Um projeto piloto com uma matriz de intervenção nas Demências .

O Projeto Reviver nasce do desejo de transformar uma realidade que é transversal a todos os concelhos do país mas que neste concelho, dado o seu perfil demográfico, tem um impacto social e económico crescente e com o qual lidamos diariamente. É um projeto piloto com uma matriz de intervenção nas Demências e que parte de um Protocolo de Cooperação entre a Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira e Município de Cinfães, pressupondo contudo estender a sua ação a todo o território concelhio. O foco são as pessoas, sempre. As pessoas cuidadoras de pessoas com demência, a pessoa que é cuidador formal, a pessoa que é cuidador e familiar, acabando por constituir-se como uma mais-valia para os restantes elementos das famílias nuclear e alargada.

O Projeto ReViver tem como principal ambição a melhoria da qualidade de vida deste público alvo, pretendendo atuar desde o processo de diagnóstico, à capitalização dos cuidadores com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permita melhor compreender esta problemática e dotá-los de ferramentas que se traduzam em cuidados mais adequados às necessidades específicas inerentes a este quadro. Por outro lado, julgamos fundamental trazer uma resposta que seja como que uma bolsa de oxigénio ao cuidador informal, que por força das exigências dos cuidados que presta, da ausência de orientação e da falta de retaguarda familiar e social, acaba por não poder ele próprio cuidar de si.

Assim sendo para a realização deste objetivo, necessitamos de bens materiais e monetários. Dentro dos bens materiais devemos salientar a importância kit de instrumentos musicais, jogos séniores (cubos lógicos),  jogos séniores (só por gestos)almofada-terapêutica quente/frio e da almofada vibratória.

Este materiais podem ser entregues diretamente nas nossas instalações, sediada na R. Armando Soares nº80 4690-396 Nespereira CNF ou enviados por correio para a mesma morada.

No que diz respeito à parte monetária, 5 mil euros para ajuda em combustível para os técnicos se deslocaram às 14 freguesias do concelho para realizarem com as pessoas com demência atividades, uma vez que o nosso concelho é tão disperso, isto daria a dividir pelos 12 meses 416 euros que dividindo pelas 14 freguesias dava cerca de 29 euros por mês para o período de 1 ano.

Sobre o promotor

Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira

MISSÃO: Promover serviços de excelência, para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

VISÃO: Ser uma instituição de referência na criação e promoção de serviços em envolvimento com a comunidade.

VALORES: incentivar a partilha para uma melhor coesão social; promover bem-estar; saber ser, saber estar e saber fazer; sermos agentes da mudança implementando práticas de excelência; criar oportunidades para a integração na sociedade; envolver todos na nossa missão.

Sex, 06/12/2019 - 08:11

Lançamento da campanha

02/12/2019

1 membro da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 1
    novo apoiante

  • 0
    apoiantes recorrentes

  • 1
    apoiante anónimo

Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • Anónimo

    04/12/2019 - 19:51