O projeto pretende enlaçar apoios para instalar ar condicionado e black outs nos quartos. Dar conforto essencial aos 17 residentes- pessoas com dificuldades intelectuais. Este apoio é imprescindível para a qualidade de vida. Contamos Consigo!
“As estruturas residenciais para pessoas com deficiência apesar de uma evolução significativa, ainda se encontram pouco viradas para novos modelos de intervenção, que privilegiem um projeto institucional dinamizador, orientador e respeitador dos projetos individuais dos residentes.” (Armando Leandro, 2005)
Nirje (1972) defendia a necessidade de criar condições para que a pessoa com uma qualquer dificuldade fosse tratada com respeito, levando em consideração as suas opiniões, escolhas e aspirações em qualquer decisão que a afetasse. Este trabalho faz mostra de que não existe Projeto Pessoal de Vida sem tomada de decisão, sem avaliação do próprio, onde os ganhos e perdas constituem produtos do percurso individual e assumem parte integrante da história, onde o Eu assume o poder de decidir sobre si.
O direito de todos os residentes a “(…) um projeto de vida que potencie as suas capacidades e os valorize como indivíduos.”, é também um conceito defendido no Manual de Boas Práticas (Armando Leandro, 2005).
A residência, tendo o residente como alvo da sua ação, deve ser uma casa com características e com um modelo de organização própria que o distingue de outros modelos.
Pretende-se que esta casa, constitua um espaço de partilha, companheirismo, respeito, onde os valores e princípios emerjam de uma construção dinâmica conferindo-lhe carácter e autenticidade
Não há só uma escolha. Pretende-se que o cariz da casa seja construído, numa criação onde os residentes assumam um papel ativo, atribuindo ao espaço significado e o verdadeiro sentido de pertença. Para que se vá ao encontro dos projetos de vida de cada residente é imperativo que esta criação seja promovida num ambiente de liberdade, onde o aconchego, o conforto e a proteção se enlacem na individualidade de cada um, promovendo o bem-estar e respeito entre todos.
Com este projeto pretendemos enlaçar apoios para instalar equipamentos de aquecimento (ar condicionado), e colocar black outs nos quartos da residência, de forma a trazer conforto essencial aos 17 residentes.
O aquecimento, bem como a mobília revelam-se imprescindíveis para a qualidade de vida.
A APPACDM de Viana do Castelo é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos que não consegue, por si só, e sem apoios de empresas e da comunidade em geral, fazer face a estas despesas.
Contamos Consigo para apoiar a nossa causa e trazer conforto e aconchego à "Minha Casa"!