Ajude-nos a quebrar a solidão e a melhorar a qualidade de vida de 100 IDOSOS de 4 aldeias do Nordeste Transmontano.
Ajude-nos a quebrar a solidão e a melhorar a qualidade de vida de 100 IDOSOS de 4 aldeias do Nordeste Transmontano.
Se não fosse vir ensinar serigrafia, deitava-me, ficava lá na cama. - Mestre Orlando, 70 anos.
A RAZÃO DE SER DO APOIO
Os idosos das comunidades rurais do nordeste transmontano vivem sozinhos, isolados, sentem-se inúteis e com baixa auto-estima. Um problema com consequências para a saúde física e mental do idoso, o que representa um custo económico elevado dado que mais de 75% dos custos do SNS são para tratar doenças dos idosos. Para agravar o problema, as gerações mais novas emigraram ou deslocaram-se para os grandes centros urbanos, deixando as aldeias envelhecidas e “esquecidas”.
O PROJETO
O projeto “Aldeias Pedagógicas” é um projeto de inovação social que promove o envelhecimento ativo, a intergeracionalidade, a valorização, a participação cívica e familiar e o bem-estar físico e mental do idoso através da participação dos idosos enquanto guias de uma visita pelo passado de quatro aldeias, pensada para grupos escolares e outros grupos organizados, que recorda as artes, ofícios e tradições de outros tempos. O “Aldeias Pedagógicas” valoriza os saberes, os ofícios, experiência de vida dos idosos e a sua ligação ao mundo rural tornando-os nos “Mestres” das aldeias: são os idosos que melhor guardam os saberes de outrora e são também eles que melhor os sabem transmitir. Os visitantes percorrem um circuito pelas ruas das 4 “Aldeias Pedagógicas” de Bragança e Vimioso, passando em pontos definidos, ouvindo, observando e experimentando as artes e ofícios destes Mestres/idosos.
- Objetivos
- Combater a sua solidão e o isolamento de 100 idosos de 4 aldeias transmontanas através de relações intergeracionais: o projeto faz os idosos ocuparem um papel ativo na comunidade. Os idosos sentem-se úteis e empenhados em cumprir o papel de Mestres e transmitirem os seus saberes às novas gerações.
- Promover o envelhecimento em comunidade através do intercâmbio entre crianças/jovens que desenvolvem novas formas de ver o mundo e idosos que ganham uma nova utilidade para o seu conhecimento e uma nova função para a rotina das suas atividades diárias.
- Ocupar os idosos em contexto rural e sem que estes tenham de sair do conforto e segurança das suas casas, realizando atividades e dinâmicas que são para eles significativas.
O SEU CONTRIBUTO VAI PERMITIR:
Angariar recursos financeiros para dinamizar o projeto Aldeias Pedagógicas durante o ano de 2020. O dinheiro é essencialmente para um posto de trabalho (que vai estar no terreno a dinamizar o projeto com os idosos) e material para desenvolver as dinâmicas.
Identifica-se com a nossa causa? Ajude-nos com o seu donativo!
Azimute associação
Obrigado
Obrigado a todos os que apoiaram esta iniciativa. Um bem-haja e até breve.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários