Lavandaria do Bairro
Giving Tuesday

Lavandaria do Bairro

Pretende-se implementar uma Lavandaria Social no Bairro de São Domingos, em Setúbal, para utilização da população carenciada do CSPSS, através da aquisição de uma máquina de lav...

  • 105

    angariado

    1% de 6 000€

    7 apoiantes

  • 4 dias

    para apoiar

  • Esta campanha iniciou-se em 26/11/2019 e está a angariar fundos até 09/12/2019 - 18:00

Pretende-se implementar uma Lavandaria Social no Bairro de São Domingos, em Setúbal, para utilização da população carenciada do CSPSS, através da aquisição de uma máquina de lavar industrial, uma máquina de secar industrial e engomadora.

A criação da Lavandaria do Bairro garantirá o acesso à limpeza de roupa pessoal e habitacional do público-alvo do Centro Comunitário do CSPSS, que nem sempre consegue assumir a higiene devido às condições habitacionais (muitas vezes sem máquina de lavar roupa) ou económicas (visto que quando em caso de avaria não consegue adquirir novos equipamentos e nem sempre conseguem doações de particulares ou empresas para a sua substituição).

A um preço social poderão deixar a sua roupa para lavar e passar, o que se constitui como uma mais valia para as pessoas que, por via de doença física ou psíquica ou barreiras arquitetónicas das habitações, não reúnem condições para realizar estas tarefas. Também será uma resposta adequada à população idosa residente nos bairros de intervenção do CSPSS que já não reune condições físicas para tal.

Prevê-se ainda a possibilidade de aquisição de uma máquina de self-service para aumentar a capacidade de resposta para as pessoas mais autónomas.

Pode fazer o donativo de duas formas: oferecendo os equipamentos (máquina de lavar industrial, máquina de secar industrial, engomadora) diretamente na sede do Centro Social Paroquial São Sebastião ou através de donativo na plataforma de Crowdfunding PPL.

 

Sobre o promotor

O Centro Social Paroquial São Sebastião (CSPSS) é uma IPSS com a resposta social de Centro Comunitário desde 2006, que pretende responder às necessidades sociais, psicológicas e económicas do seu público-alvo, através do apoio diário a crianças (atividades tempos livres), idosos (centro de convívio)  e famílias carenciadas, e com forte componente de intervenção comunitária, de modo a promover a capacitação e empoderamento do seu público-alvo.  Tem parceria com diversas intituições congéneres e integra o consórcio de apoio alimentar no âmbito do POAPMC. Em 2020 terá implementada a Cozinha do Bairro, um projeto comunitário de confeção e venda de comida a preço de custo, de modo a garantir a satisfação da necessidade alimentar e responsabilizar todos os seus destinatários enquanto motor de mudança.  Tem na sua equipa 1 Diretora Técnica, 1 Psicóloga, 2 Assistentes Sociais, 2 Animadores Socioculturais, 1 Monitor, 1 Auxiliar de Serviços Gerais e 1 Administrativa.

Orçamento e Calendarização

O projeto será implementado assim que as máquinas de lavagem de roupa e têxteis sejam adquiridas, na sequência na campanha #GivingTuesday. Prevê-se a angariação de 6000€, valor orçamentado, ou a doação do respetivo equipamento.

Sex, 06/12/2019 - 08:38

Sáb, 30/11/2019 - 17:58

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

26/11/2019

7 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 7
    novos apoiantes

  • 0
    apoiantes recorrentes

  • 4
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade