Dar asas à saúde
Giving Tuesday

Dar asas à saúde

Projeto de gestão emocional dos clientes através de promoção de viagens de curta duração.

Projeto de gestão emocional dos clientes através de promoção de viagens de curta duração.

A Asfe Saúde é uma IPSS que conta com várias valências, sendo a sua maior a Unidade de Cuidados Continuados. É um desafio diário encontrar formas de ajudar os nossos clientes na recuperação física, mas também, no seu bem estar emocional. Está comprovado que os estados emocionais dos indivíduos têm um papel preponderante na vulnerabilidade à doença e no processo de reabilitação (Agostinho, 2008).

 

Neste sentido, pensámos em criar um projeto que proporcione aos nossos clientes experiências que nunca tiveram oportunidade de vivenciar, de forma a conseguirem abstrair-se dos seus problemas de saúde, e ganhar vida, ânimo, para a batalha diária que é a sua recuperação e o tão desejado regresso a casa.

 

A ideia consiste em realizar pequenos voos e estadias em Portugal, uma vez que, de forma autónoma não conseguiriam realizar estas viagens, quer a nível financeiro, familiar e social. Muitos dos nossos clientes nunca tiveram oportunidade de conhecer outras regiões, dormir em locais turísticos e experienciar um voo.

Estaríamos a DAR uma nova experiência para MUDAR o dia, a semana, a vida de uma pessoa.

 

Objectivos: Saúde

 

Sobre o promotor


A Associação de Socorros da Freguesia da Encarnação, ASFE SAÚDE, com sede no edifício São Domingos Residência, na Rua da Bela Vista nº 30, Encarnação, Concelho de Mafra, foi constituída em 07 de Maio de 1987, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

O Registo dos seus Estatutos foi lavrado pela inscrição n.º 10/90 a folhas 38 verso do Livro 1 das Instituições com Fins de Saúde, efetuado em 14/03/88, de acordo com o Decreto-lei 119/83 de 25 Fevereiro, conforme publicação no Diário República n.º 268 de 20/11/90 – III série, registada nos serviços do Governo Civil do Distrito de Lisboa, existente naquela data, nos termos do n.º 1, do art. 15º do Decreto-lei n.º 594/74 de 7 de Novembro.

Dedicando-se até 2007, quase exclusivamente, à actividade de Transporte de Doentes na sua área sede: concelho de Mafra e concelhos limítrofes.

Em Novembro desse ano, concretizou-se o projecto de expansão das valências da Instituição inaugurando, o espaço da São Domingos Residência onde se iniciaram as Unidade de Cuidados Continuados, com protocolos com a Rede Nacional de Cuidados Continuados, e a Residência Sénior, tendo por objectivo proporcionar novas ofertas à população na área da saúde e social.

Com a experiência acumulada, outras valências foram sendo concretizadas:

A Unidade de Cuidados Continuados aumentou a sua dimensão e passou de 2 para 4 tipologias de resposta;
Desenvolvimento da prestação de Cuidados de Saúde e Reabilitação em regime privado integrando a Unidade de Internamento;
A Clínica ASFE SAÚDE tem especialidades médicas, análises clínicas, consultas diárias de clínica geral sem marcação, exames médicos, ecografias, etc.;
O Centro de Ação Social (CAS) que tem por objectivo apoiar as famílias e os indivíduos mais desfavorecidos económica e socialmente assim como a população mais idosa.
O Serviço de Apoio Domiciliário (ASFECARE), surge para dar uma resposta integrada aos cuidados domiciliários, serviço de refeições, higiene pessoal e cuidados de saúde no domicílio dos utentes. Este serviço começou a ser procurado por clientes que preferem manter os cuidados na sua habitação.
O ESTUDASFE, é um centro de apoio ao estudo, de explicações e lúdico, a crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, que tem como objectivo a formação contínua para o sucesso escolar e pessoal de todos os seus alunos.
O CLDS+Mafra foi um projeto desenvolvido a nível concelhio, com uma duração de 24 meses (jun/2013 a jun/2015), onde a ASFE foi a Entidade Coordenadora Local da Parceria tendo como promotores do projeto a Câmara Municipal de Mafra, o Instituto de Emprego Formação Profissional (IEFP) e a Rede Social do Concelho de Mafra.

No âmbito da sua actividade e como forma de reconhecimento foi atribuída, em 9 de Maio de 2013, a Medalha do Município – Grau Ouro – por mérito e serviços prestados na área da saúde.

É com esta vasta experiência, sempre atentos às evoluções, que surgem tanto a nível de novos equipamentos, como de formação contínua de todos os trabalhadores, que nos propomos dar resposta às solicitações, servir sempre com melhor qualidade e total empenho nos serviços que prestamos e no relacionamento com as entidades que colaboramos.

Orçamento e Calendarização

.

Sex, 06/12/2019 - 08:50

Lançamento da campanha

28/11/2019

0 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 0
    novos apoiantes

  • 0
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade