Rede Cuidas - Viver na Comunidade com Dignidade
Giving Tuesday

Rede Cuidas - Viver na Comunidade com Dignidade

No Rede Cuidas acreditamos que o sénior deve ter a opção de permanecer no seu domicílio com condições de vida dignas! Junta-te a nós!

No Rede Cuidas acreditamos que o sénior deve ter a opção de permanecer no seu domicílio com condições de vida dignas! Junta-te a nós!

Sabias que a principal causa de morte acidental entre os idosos portugueses é a queda? A perda de mobilidade e as fracas condições de algumas habitações são fenómenos preocupantes e que constituem riscos à vida da população idosa com +65 anos. O que podes fazer para evitar isto?

O Rede Cuidas é um projeto inovador que pretende fazer face às limitações arquitetónicas e de serviços prestados à população idosa do Concelho da Lousã, um território predominantemente rural e em que o envelhecimento e a solidão se sentem fortemente. Defendemos que o sénior deverá ter o direito a decidir ficar no seu domicílio e que, para isso, deverá ser suportado e apoiado na construção de um plano adaptado e personalizado para o seu envelhecimento, para que se garantam as condições de dignidade humana, saúde, bem estar e segurança, retardando ou evitando assim a sua institucionalização.

Para esse efeito, o Rede Cuidas vem desafiar-te para que te juntes a nós nesta iniciativa pela dignificação da pessoa idosa como tendo o direito à decisão acerca do seu estilo de vida! Para tal, caso o sénior queira ficar no seu domicílio, serão necessárias adaptações às suas habitações para que, de forma co-construída com o beneficiário e sua família, seja possível garantir condições de segurança e bem-estar, evitando riscos e fomentando a autonomia das pessoas idosas no seu quotidiano. O teu contributo resultará na aquisição de material de adaptação para as residências dos beneficiários deste projeto.

Junta-te ao Rede Cuidas por uma vida digna!

Sobre o promotor

A Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares (ADSCCL), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de associação sem fins lucrativos, nascida em 2002.  Desde 2009 desenvolve atividades de desenvolvimento social e desenvolvimento local sustentável, tem sede na Freguesia de Lousã e Vilarinho, Concelho da Lousã, distrito de Coimbra.

A ADSCCL visa a promoção da inclusão social, económica, cultural, recreativa e territorial, com vista ao desenvolvimento local sustentável e inclusivo, utilizando como estratégia as lógicas do empreendedorismo social e da inovação social, investindo nos seus beneficiários, dotando-os de instrumentos básicos de capacitação, o que permitirá a maximização da possibilidade de reintegração/reinserção social, privilegiando um modelo de intervenção integrado e holístico.

A prioridade da intervenção da ADSCCL são os indivíduos que se encontrem em situação potencial ou efetiva de risco de exclusão, nomeadamente crianças e jovens em situações de risco, adultos em situação de desemprego e desestruturação familiar, idosos com necessidades de acompanhamento específicas. Podem também ser apoiados cidadãos nacionais ou estrangeiros oriundos de minorias étnicas.

InspirAção para um Mundo Melhor!

Orçamento e Calendarização

Os fundos angariados serão alocados exclusivamente à aquisição de equipamento físico para a adaptação das habitações dos beneficiários do projeto.

Considerando que as habitações requererão tratamento diferenciado e adaptado, o montante angariado será distribuído pelas necessidades prementes e identificadas nos diagnósticos iniciais juntamente com o beneficiário e o seu agregado.

Sex, 06/12/2019 - 09:12

Lançamento da campanha

25/11/2019

3 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 2
    novos apoiantes

  • 1
    apoiante recorrente

  • 2
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade