A Estrada Real - Memórias do Caminho entre Borba e Vila Viçosa
  • Social
  • Vila Vicosa, Portugal

A Estrada Real - Memórias do Caminho entre Borba e Vila Viçosa

A edição e venda de 250 exemplares do livro será revertida a favor das famílias das vítimas do desabamento da antiga Estrada Real

  • 1287

    angariado

    71% de 1 800€

    48 apoiantes

  • 5 dias

    para apoiar

  • Esta campanha iniciou-se em 06/02/2019 e só será financiada se angariar um mínimo de 1 800€ até 28/02/2019 - 18:00

A edição e venda de 250 exemplares do livro será revertida a favor das famílias das vítimas do desabamento da antiga Estrada Real

Este projeto é sobre a antiga “Estrada Real”, que fazia a ligação entre Borba e Vila Viçosa e cujo troço desabou no passado mês de Novembro de 2018.

O documento que se pretende publicar contêm factos relevantes sobre a utilização deste caminho ao longo de séculos, antes do desenvolvimento industrial do século XX, que alterou profundamente a paisagem.

A descrição desses episódios, relatados em diversas crónicas e documentos do século XIX, indica-nos que esta era uma via privilegiada, utilizada por Reis e Rainhas, assim como para transações comerciais. Este trabalho contêm algumas imagens e mapas do século XVII, XVIII e XIX, em que se destaca a estrada como eixo fundamental na comunicação entre as duas localidades.

Poderá ser um argumento importante na defesa da requalificação deste percurso, apontando para o aproveitamento turístico desta paisagem única.

A pesquisa destaca o facto de poderem ser analisadas diversas questões sobre a necessidade de salvaguarda de uma estrada associada um património muito relevante para a zona dos mármores.

O objectivo é avançar para a edição e venda de 250 exemplares, fazendo com que os lucros dessa operação revertam a favor das famílias das vítimas.

Sobre o promotor

TIAGO SALGUEIRO

Nasceu em Évora em 1975.

Licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora. Foi Bolseiro no Bourguiba Institute of Modern Languages na Universidade de Tunis (Tunísia), através do Instituto Camões em 1997 e na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Cádiz (Espanha), no âmbito do programa “Erasmus” em 1998. Em 2002, participou no Curso de Património e Museologia, no âmbito do Programa de Ações do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian.

Concluiu o Curso de Especialização “Boas Práticas de Gestão Cultural”, promovido pelo Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa em 2010. É Diplomado em Gestión del Patrimonio pelo ILAM – Instituto Latinoamericano de Museus, credenciação obtida em 2017. Concluiu, em Junho de 2018, o Programa Executive Education em Gestão do Património Cultural, na NOVA School of Business & Economics, uma formação pioneira na área da gestão patrimonial, com a classificação final de 19 valores.

Desempenha as funções de Técnico Superior no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança desde 2006.

Autor das obras “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584”, editada pela Chiado Editora em 2012, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa; “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, pela Fundação da Casa de Bragança e o romance “A Dúvida, em sentimento transformada” pela Chiado Editora, ambas no ano de 2014.

Em 2015, através do PPL, edita o livro “VILA VIÇOSA – Ideias para o Futuro”, uma iniciativa relativa ao desenvolvimento turístico e cultural da localidade. No ano de 2016, publica a obra “Notáveis Calipolenses – Uma viagem pela História de Vila Viçosa”, um projeto sobre as personalidades que se destacaram a nível das artes e das letras.

Orçamento e Calendarização

O orçamento apresentado pretende atingir o valor para a publicação de 250 exemplares da obra (valor de 1800 euros) e que inclui o trabalho de revisão do texto, design gráfico, capa e impressão e a comissão PPL.

Calendarização

Fevereiro 2019 - Entrega dos materiais na gráfica

Fevereiro 2019 - Revisão do texto, capa e grafismo

Fevereiro 2019 - Divulgação do projeto

Março 2019 - Apresentação da obra

Março 2019 - Entrega dos valores obtidos às famílias das vítimas

Dom, 24/02/2019 - 05:35

Ter, 12/02/2019 - 13:40

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Qua, 06/02/2019 - 19:22

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

06/02/2019

48 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 29
    novos apoiantes

  • 19
    apoiantes recorrentes

  • 15
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade