ECOtudoNADA é um projecto de pensar o mundo, destinado a crianças, para revelar, projectando nas ruas, a sua visão do planeta a partir de um olhar cinematográfico.
Se a revolução tecnológica nos coloca perante possibilidades imensas, queremos explorar questões social e ambientalmente prementes, na perspectiva pela lente cinematográfica das crianças. Os trabalhos dos jovens realizadores, projectados nas paredes, nas casas ou ruas, trarão as suas reflexões e as suas vozes ao entorno dos seus ecossistemas. Esses trabalhos serão um convite para nos comprometer com o planeta único, e sem plano B, ao qual pertencemos. E se o cinema está a mudar, queremos fazer dele semente de renovação das telas do mundo.
Apoiar este projecto vai permitir realizar o teste de conceito nas melhores condições e potenciar o seu crescimento e implementação noutros contextos. Queremos que o projecto se concretize em acções gratuitas e socialmente inclusivas, para que todas as vozes se possam fazer ouvir.
A semente
O mundo mudou. Um cliché, é certo, já que os ciclos de mudança se entrelaçam num mecanismo perpétuo. Ainda assim, no último ano e meio deparámo-nos com mudanças tão incontornáveis, tão drásticas, que o acto de questionar - no sentido mais amplo da palavra - parece ter-se tornado mais evidente. Mais aceso. Mais polarizado. Greta Thunberg perguntou(-nos) “Como se atrevem...?”. E nós, que somos daquele tipo de gente que ainda sonha uma humanidade melhor, apressamo-nos a completar a frase: como nos atrevemos a não fazer nada?
Passo a passo
Vamos operacionalizar oficinas de cinema e vídeo, numa primeira fase para crianças, recorrendo a reemprego de imagens e animação stop-motion.
Vamos promover a discussão de temas ambiental e socialmente impactantes, partindo das preocupações, anseios e sonhos das crianças, sem descurar o terceiro pilar da sustentabilidade.
Vamos trabalhar, através da imagem e do som, a premissa de que não há o “outro lado do mundo”:
-
Queremos que esta acção contribua para enquadrar as questões levantadas pelas crianças numa rota de consciencialização para a vivência de um mundo global.
-
Queremos criar caminho para a conexão e para a vivência de uma “rede humana” para além das redes.
Vamos usar a acção de rua para comunicar à comunidade, escolar, familiar, municipal (e devolver ao mundo) as preocupações e sonhos das crianças.
Referências
Inspirámo-nos nos projectos Inventar com a diferença - cinema, educação e direitos humanos (vários autores, Brasil, desde 2014), Vídeo nas aldeias (Vincent Carelli, Brasil, desde 1986) e Un film dramatique (Éric Baudelaire, França 2019). Também nos alenta a força gerada pela acção de Greta Thunberg e que trouxe tantos jovens para a linha da frente da luta pelo planeta.
Andreia Albernaz Valente
O piloto começou
Queridos apoiantes e seguidores ECOtudoNADA,
Graças ao vosso contributo e divulgação pudemos dar início hoje ao piloto ECOtudoNADA com dois grupos de crianças cheias de energia. O nosso sincero muito obrigado!
Acompanhem o progresso desta aventura no nosso instagram #ecotudonada.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Andreia Albernaz Valente
Germinações ECOtudoNADA
https://youtu.be/AXJ225H9doM
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Andreia Albernaz Valente
Projectando nas ruas...
Queremos levar os trabalhos e as ideias dos pequenos realizadores à comunidade, projectando nas paredes das escolas ou em locais públicos as suas sementes de massa crítica para um mundo ambiental e socialmente mais consciente.
https://www.youtube.com/watch?v=QHIfMfy9UlA
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários