A Avó Maria transforma o pão, a água e as ervas do campo nos mais deliciosos manjares. Mais de 11 milhões de visualizações em menos de dois anos (2020-2022), foram inspiração para lançar o livro Venham Venham Chega Para Todos.
Venham Venham Chega para Todos, é a expressão usada pela Avó Maria nos seus vídeos sobre gastronomia alentejana com o objectivo de partilhar.
Esta aventura começou em 2020, para fugir ao confinamento e hoje (2022) já conta mais de 11 milhões de visualizações e 90.000 seguidores no facebook.
Como se chega a estes números em menos de dois anos?
Com um enorme poder de comunicação, um sorriso contagiante, emoções à flor da pele, histórias da vida e com receitas tradicionais, explicadas passo a passo, com uma singeleza desarmante. O sucesso no facebook despertou a necessidade de perpetuar as receitas alentejanas tradicionais, como se fazia no tempo em que a necessidade unia as pessoas em laçadas de amizade.
O que torna este livro apelativo e diferente?
Este livro é um pequenino contributo da Avó Maria para que nunca se percam as receitas antigas e deliciosas que misturavam sempre engenho, azeite, pão, água e dedicação e que no fim nos faziam ser felizes, de barriguinha cheia.
Este livro é um dos elementos circulares que se combinam para constituírem uma experiência gastronómica tradicional e intergeracional que convida a uma partilha familiar de afetos entre netos e avós.
O Venham Venham Chega Para Todos tem uma função cultural: a de guardar a tradição gastronómica Alentejana e, ao mesmo tempo, de promover as relações entre as gerações. Esta última resulta do facto de terem sido os netos da Avó Maria que a ajudaram a criar e a desenvolver este projecto, que surge dessa interacção entre a avó e os seus netos e netas.
A capa do livro, dura, tem apenas preocupações com a verdadeira essência gastronómica e cultural desta região.
A textura da capa tal como as letras das palavras nela inscrita foi concebida artesanalmente.
O branco da cal, o azul Alentejo e o amarelo ocre vivem misturados com o laranja do barro pintalgado do branco mármore...
Este livro é um documento histórico da memória de um povo pobre feito de pastores e ceifeiras no labor do campo, ao frio e à calma estival.
Nesta obra é exaltada a primazia da funcionalidade sobre qualquer intenção estética. Eis a simplicidade da alma de um povo dolente que se alegrava no trabalho em comunidade. São receitas de afeto, de mãos que dão amor, de corações que se amam ... Como quem respira. Todas as receitas apresentadas estarão conforme ao linguajar da autora.
Expressões ou palavras do seu quotidiano são mantidas por uma questão de identificação e honestidade biográfica.
As imagens que ilustram as diversas receitas foram captadas de forma amadora e destinam-se a recriar momentos distintos da vida da autora, sem pretensões estéticas. Este livro é tão rudimentar como a autora e, ao mesmo tempo, tão à frente como ela própria.
Esta obra é um beijo doce da memória do povo alentejano que se oferece à eternidade, com amor de quem alimenta.
A simplicidade e genuinidade da comunicação da Avó Maria, o valor cultural dos conteúdos, as relações intergeracionais, relata um percurso feito de esforço, de sacrifício e também de muito amor pela vida e pelas pessoas. Daqui surgiu a necessidade de transportar tanta vivência para um registo mais duradouro.
Para que isto seja possível, só com o vosso apoio. Podem conhecer melhor o nosso projecto através das nossas redes digitais.
Se gosta, por favor apoie. Desde já, muito obrigada!
Cozinha da Avó Maria
Muito Obrigada!
Muito obrigada pelo seu apoio.
A campanha está a correr bem, graças a si.
Traga um amigo.
Avó Maria
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários