Campanha Bicicleta Solidária com o objetivo de angariar donativos para aquisição de géneros alimentares, os quais, serão doados à Junta de Freguesia para apoio social de proximidade, em Arroios, na cidade de Lisboa.
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) lança a Campanha Bicicleta Solidária com o objetivo de angariar donativos para aquisição de géneros alimentares, os quais, serão doados à Junta de Freguesia para apoio social de proximidade, em Arroios, na cidade de Lisboa. Na impossibilidade de se realizar um passeio de bicicleta solidária, não podemos deixar de juntar a nossa solidariedade e assim apelar a este apoio que nos permitirá ajudar quem mais necessita nesta fase difícil.
A campanha está em curso até às 12h00 do dia 16 de abril.
Serão adquiridos géneros alimentares não perecíveis como por exemplo: arroz, esparquete, massas, atum, salsichas, cereais, água ou sumos.
Dê o seu contributo e ajude-nos a apoiar esta causa.
Mais informações em
www.fpcub.pt
Campanha Bicicleta Solidária
Sobre o promotor
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta tem como objectivos a defesa do ambiente, defesa e divulgação do Património Cultural, Histórico Edificado e Arqueológico através da promoção da bicicleta como forma de mobilidade sustentável e o desenvolvimento da prática do cicloturismo ecologista de lazer, manutenção e turismo.
A FPCUB foi fundada em Setembro de 1987, é uma pessoa colectiva de utilidade pública, sendo composta por 1200 associações representando um total de cerca de 36.000 pessoas.
É uma Organização Não Governamental de Ambiente de âmbito nacional. É membro da ECF (European Cyclists’ Federation), onde colabora em acções para a defesa da bicicleta como forma de mobilidade sustentável; da AIT (Aliança Internacional de Turismo); da FIA (Federação Internacional do Automóvel); e tem um protocolo com a CONBICI (Coordenadora Ibérica em Defesa da Bicicleta). Tem colaborado com a UNESCO no âmbito da bicicleta. É membro fundador e detém actualmente a presidência do Conselho Executivo da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA). É membro fundador e do executivo da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT) e da Union Européenne de Cyclotourisme (UECT).
Defende a bicicleta prosseguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e estudos que demonstram que a saúde é o factor chave que leva as pessoas a escolherem utilizar a bicicleta, quer para o lazer quer como forma de mobilidade diária, por um lado, e que a utilização da bicicleta tem um elevado potencial para melhorar a saúde pública, por outro, a diversos níveis – doenças coronárias, colesterol, diabetes, obesidade e tabagismo, entre outras.
Em 2006 criou o Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta como um reconhecimento público do contributo de determinadas entidades que tenham promovido a utilização da bicicleta.
Tem organizado vários passeios de cariz solidário, entre os quais, desde 2012 o Festival da Bicicleta Solidária em Lisboa e no Porto.
Desenvolve desde 1987, campanhas nas áreas da Saúde, combate à Droga, SIDA e Prevenção Anti-tabágica. Através da Bicicleta tem vindo a recuperar associados antes dependentes do álcool, droga ou tabaco. Fomenta a utilização da bicicleta em ações de promoção da saúde com escolas e Juntas de Freguesia. Tem defendido a qualidade do ar interior e espaços fechados livres de fumo e tem, neste âmbito, abordado este assunto em diversos fóruns de discussão da qualidade ambiental. Tem comemorado anualmente os Dia Mundial Sem Tabaco (31 Maio) e Dia do Não Fumador (17 Novembro) e organizadas outras acções de sensibilização da população para a prevenção do tabagismo.
Orçamento e Calendarização
Pretende-se contribuir com um apoio modesto mas todos os donativos serão bem vindos e convertidos, na íntegra, em géneros alimentares não perecíveis para os apoio social de proximidade na freguesia de Arroios em Lisboa.
Pretende-se angariar 1.000€ até às 12h00 de dia 16.
A PPL não está a cobrar qualquer comissão para esta campanha para além dos custos de pagamentos