Português cego e seu cão guia a viajar sozinhos pela Europa!
PPL Causas
  • Social
  • São João da Madeira / Portugal

Português cego e seu cão guia a viajar sozinhos pela Europa!

Era uma vez alguém que em 2015 ficou cego! Então fez seis operações, apreendeu a usar bengala, até que um dia recebeu um cão guia. Essa pessoa sou eu e o cão é o Zangão com quem...

Era uma vez alguém que em 2015 ficou cego! Então fez seis operações, apreendeu a usar bengala, até que um dia recebeu um cão guia. Essa pessoa sou eu e o cão é o Zangão com quem recuperei a liberdade!

Um Projeto inovador e inédito: Quem é cego e tem cão guia sabe o que este passou a significar em termos de mobilidade, autonomia, independência, integração e convívio com os demais! Mas agora, de forma alegre e divertida, com apoio da Escola de Cães-Guia para Cegos, vamos dar o passo em frente!

E então? Como se imagina, são muitos os problemas de acessibilidade aos transportes, locais públicos e em geral nos percursos na via pública, por parte de pessoas cegas. Hoje em dia, a presença de um cão guia resolve a quase totalidade destes problemas mas, quando se pretende viajar para o estrangeiro, o desconhecimento do espaço físico envolvente e a alteração de condições institucionais e legais, torna esta tarefa bem mais complexa.

Após alguns anos a deslocar-me de forma autónoma, sem suporte de outras pessoas, com cão guia em Portugal e uma viagem a Marrocos, é minha convicção que, com apoio das novas tecnologias de acessibilidade e informação, nomeadamente dispositivos móveis, eu, cego total, poderei com o meu cão Zangão, deslocar-me sozinho, de comboio e avião pela Europa, alojar-me em hotéis e frequentar restaurantes e eventos, de forma totalmente independente e segura.
Pretendo com isto também e sobretudo chamar a atenção para as dificuldades de acessibilidades dos diferentes destinos, de forma integrada numa realidade europeia, bem assim como mostrar como as pessoas cegas se podem deslocar, por motivos pessoais, profissionais e de lazer, de forma independente e autónoma.

É isto que vamos fazer: Com o apoio da ABAADV – Escola de Cães-Guia para Cegos, uma viagem pela Europa com o meu cão guia.
Vai ser criado um blog e um perfil Instagram onde serão reportados todos os episódios relevantes da viagem e das pessoas e locais com os quais nos cruzaremos.
É uma viagem de 26 dias, com o percurso Porto, Barcelona, Paris, Roma, Berlim, Estocolmo, Oslo, Bruxelas, Madrid, Lisboa e Porto, prioritariamente de comboio. Ficar no mínimo 20 a 30 horas em cada cidade, podendo aproveitar para interagir com eventos públicos como teatro, desporto ou música. Viajar prioritariamente entre o final da tarde e o início da manhã do dia seguinte.
É um projeto incrível que pretende promover os valores acima referidos, contribuir para desfazer mitos sobre a presença destes animais fantásticos em locais públicos e divulgar o cão guia como um meio incrível e locomoção e orientação. Vamos lá?!

Cego e seu cão guia no acesso à sala de um restaurante

Sobre o promotor

O meu nome é Jorge Paiva. Sou gestor, licenciado em economia pela Faculdade de Economia do Porto e trabalho como consultor fiscal e analista financeiro. Em 2015 fiquei cego, passei por um percurso de seis intervenções com várias técnicas médicas, todas sem resultado. Aprendi então a usar bengala para cegos e candidatei-me a utilizador de cão guia, tendo conseguido o meu cão Zangão em Junho de 2017.
Desde então e progressivamente, a minha mobilidade, independência e autonomia recuperou-se totalmente.
Então, entre 2017 e 2019 fiz muitas viagens com o meu cão, por quase todo o País e com umas férias em Marrocos, tendo constatado que, com apoio de tecnologias de localização e espírito de iniciativa, não existem limitações à mobilidade de pessoas cegas. Foi assim que, a par da minha atividade profissional, germinou a ideia de fazer uma viagem pela Europa para divulgar e promover estes valores, apostando para tal no apoio institucional e divulgação da mesma, em algumas das principais capitais europeias.
O meu percurso profissional pode ser conferido aqui.

Orçamento e Calendarização

O Projeto está orçamentado em 3.675,63€ propondo-se o Promotor a financiar o remanescente do valor aqui solicitado, assumindo assim o seu comprometimento pessoal no mesmo. Este deverá decorrer entre 12 de Junho e 7 de Julho, salvo algum ajustamento de alguns dias, com partida e chegada à Cidade do Porto. O destino dos fundos é, viagens de comboio pela Europa, alojamento, alimentação e transportes nas cidades de passagem e interação com entidades e eventos locais.

Dom, 23/02/2020 - 00:24

Sex, 14/02/2020 - 09:33

Vai ser incrível!

Olá! Muito sinceramente, aproveito esta oportunidade para agradecer, em meu nome e em nome de toos os valores de independência, autonomia, mobilidade e socialização oferecidos ...

Ler mais

Qua, 05/02/2020 - 23:41

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

04/02/2020

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

  • Jorge Paiva

    Vai ser incrível!

    Olá!
    Muito sinceramente, aproveito esta oportunidade para agradecer, em meu nome e em nome de toos os valores de independência, autonomia, mobilidade e socialização oferecidos pela utilização de cão guia, a contribuição oferecida para esta Campanha que eu e o meu cão Zangão estamos a promover. Estou cada vez mais entusiasmado com o Projeto; vai ser uma jornada incrível.
    Muito em breve começaremos a divulgar pormenores como datas, percursos e locais.
    Ajuda a divulgar o Projeto, partilhando a campanha nas tuas redes sociais.
    www.ppl.pt/causas/zangao
    Muito obrigado por tudo

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

8 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 8
    novos apoiantes

  • 0
    apoiantes recorrentes

  • 5
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • José Maria Magalhães

    19/02/2020 - 22:29

    ola Jorge e um grande prazer de acompanhar na tua viagem. espero te encontrar em Paris Um abraço José Maria

  • Anónimo

    18/02/2020 - 10:31

  • Anónimo

    06/02/2020 - 14:50

  • Anónimo

    05/02/2020 - 23:41

  • Anónimo

    05/02/2020 - 21:05

  • António José Rocha Barreto

    05/02/2020 - 18:11

    Pela divulgação das capacidades do Zangão

  • rafaela nobre

    05/02/2020 - 12:12

    Zangão desde bebé sempre foi um cão irreverente portanto quero que ele vá espalhar irreverência pela europa

  • Anónimo

    05/02/2020 - 10:49

    Grande iniciativa; todos pela inclusão