Reedição do livro "Tiagolas e outras estórias"
O livro “Tiagolas e outras estórias" foi editado em 2011 e lançado em Maio desse mesmo ano, no Edifício Chiado de Coimbra. Foi um livro muito bem aceite, muito divulgado e adquirido por Câmaras Municipais e Bibliotecas do País. Foi ainda assunto de alguns eventos sobre a Deficiência, sempre com a presença e intervenção do autor, a nível nacional.
Esgotou depressa e não foi possível fazer 2ª edição, pois, entretanto, a gráfica que, na altura, fez a edição de autor, gratuita, entrou em falência e fechou, ficando os ficheiros do livro perdidos. Não podendo sido possível recuperá-los, por razões a nós alheias.
O livro relata, histórias reais como a do Tiago Miranda (capa do livro), histórias actuais com personagens reais, mas também outras trazidas da memória das vivências do Professor Manuel Miranda (autor do livro) na sua terra natal. Poucas pertencem à ficção, mas sempre tendo por base experiências, ou relatos reais.
Acho que pela riqueza da variedade em tempos, também de diferentes lugares, podem ajudar a ter uma ideia do evoluir da problemática da Deficiência em Portugal e talvez não só.
O autor alia à escrita destes relatos a sua experiência como pai muito atento, sempre presente, o ser um estudioso em constante busca de informação que lhe dá uma riqueza ímpar e alargada sobre este tema.
Também é de juntar a estas características, a sua vida de professor responsável e sempre presente como defensor dos alunos mais especiais pelas suas diferenças. Há ainda a sua frequência em Psicologia no ISPA (Lisboa) onde teve como professores grandes figuras, referenciais no estudo, ensino e documentação escrita sobre a Deficiência. Nunca deixou de ler, estudar e escrever sobre este tema que tanto o apaixonou memo antes de saber que teria um filho, também ele com Deficiência e profunda (96% de incapacidade).
A tudo isto resta acrescentar o seu talento para a escrita e o seu escrúpulo com a correção dos textos e das palavras. Ainda a ligeireza com que trata as histórias o que as torna fáceis de ler sem, contudo, lhes tirar “o dramatismo” existente nalgumas situações.
É um livro que se lê com muito agrado, mesmo sentindo o peso do sofrimento escondido nas palavras.
Não é por acaso que muitas pessoas ainda hoje procuram por ele. Era desejo do Professor Miranda reeditá-lo, pois é um livro sempre actual, mas faltavam os tais PDFs tão procurados.
Quis o destino que o Professor Miranda "partisse" há um mês, e passados 15 dias do seu falecimento os PDFs apareceram, talvez, mais um indício que este livro tem que ser mesmo reeditado. Com certeza ,o seu reaparecimento não terá sido por acaso!...
Para a reedição se poder fazer sem custos, nomeadamente, para a viúva do Professor Miranda, Maria Prazeres Quintas, nem para a Instituição (A.F.S.D./Cavalo Azul) para quem a receita se destina, tal como a da outra edição e de demais outros livros sempre reverteu, lança-se este crowdfunding.