O santuário Chimp Eden, gerido pelo Instituto Jane Goodall, foi criado em 2006 e é o primeiro e único santuário de chimpanzés na África do Sul. Situado na bela Re...
O santuário Chimp Eden, gerido pelo Instituto Jane Goodall, foi criado em 2006 e é o primeiro e único santuário de chimpanzés na África do Sul. Situado na bela Reserva Natural Umhloti de com 1.000 hectares, este santuário abriga chimpanzés que foram retirados dos seus habitats naturais em África. O objetivo do santuário de chimpanzés é o de resgatar chimpanzés que sobreviveram ao comércio de carne, ficaram órfãos ou foram resgatados do mercado do comércio ilegal.
O santuário é formado por recintos vedados de grande dimensão. Contudo, no passado dia 25 de abril de 2014, 2 chimpanzés adultos (o Nikki e o Amadeus) escaparam por uma vedação e atacaram um membro da equipa do santuário. As autoridades sul-africanas decretaram que o Santuário deverá construir um novo recinto totalmente fechado para abrigar estes chimpanzés, sem o qual a única solução passará pela eutanásia dos animais.
Confrontado com graves dificuldades financeiras, o santuário não possui os recursos necessários para cumprir a decisão das autoridades e apelou pois a todos os seus parceiros internacionais para auxiliarem neste objetivo.
Como coordenadora em Portugal do programa Roots & Shoots do Instituto Jane Goodall, a Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária (SPEdH) irá assegurar a angariação de fundos em território nacional para a construção do recinto fechado.

Modelo 3D - interior do recinto