O Lisboa Para Pessoas nasceu do zero em 2021. Para continuar, precisa de uma base de sustentabilidade de 10 mil €. Este valor assegura o projecto até ao final do ano, com a promessa de encontrarmos até lá outras fontes de financiamento.
Porque acredito que uma cidade em mudança precisa de um órgão de comunicação social e de um fórum de reflexão para a preparar para essa mudança. E porque a minha dedicação testemunha o que me move a fazê-lo: o amor pela cidade; decidi criar esta campanha para que finalmente possa viver do que faço, o Lisboa Para Pessoas – um portal dedicado à cidade de Lisboa que, no seu primeiro ano de vida, publicou mais de 500 artigos e 50 guias, e teve cerca de meio milhão de leitores.
O meu nome é Mário Rui André, tenho 28 anos e vivo em Lisboa – ainda em casa dos pais. Sou jornalista, fundador do Lisboa Para Pessoas, fotógrafo, gestor de comunidades. Em suma, faço de tudo um pouco para dar vida a este projecto, convicto da sua importância, e por isso pode dizer-se que, neste momento, o Lisboa Para Pessoas sou eu. Sou eu com muitas ideias e ambições para um projecto maior e mais profissional. Trabalho praticamente todos os dias mas, fruto da juventude do projecto, ainda pago para trabalhar. Tenho um ordenado abaixo do Salário Mínimo Nacional – chama-se IAS (≈440 €) – mas esse salário costuma existir apenas no papel; mesmo não o tirando para mim, pago todos os meses contribuições para a Segurança Social como se recebesse a totalidade do ordenado.
No Lisboa Para Pessoas, são contadas Histórias pertinentes e críticas sobre a cidade, organizados Guias úteis para quem quer viver Lisboa de outra forma, agregados dados e documentação que deveriam estar acessível na Biblioteca, e tudo isso é feito em conjunto com uma Comunidade dinâmica e motivada. Escrevo os textos, pesquiso informação, faço as fotografias, giro as mensagens e comunicações com as pessoas, edito os guias, organizo a documentação, mas a minha resiliência, tal como a de outros que se propuseram ao mesmo desafio, não é infinita. Lisboa já perdeu bons projectos no passado e não pode perder mais um. É por isso que esta campanha se subjaz a uma verdade muito crua: preciso de dinheiro para que possa continuar a fazer o Lisboa Para Pessoas. E nada fazia mais sentido do que começar por pedir esse apoio a quem acompanha o projecto e dele tira proveitos diários.
Aponto para 10 mil euros nesta campanha, o que permitiria assegurar o Lisboa Para Pessoas até ao final de 2022, com o compromisso de não ficar parado e procurar mais oportunidades de financiamento e novos modelos de negócio. Este crowdfunding não é o início – porque ao longo de um ano já demonstrámos ser um valor sólido no panorama mediático na cidade de Lisboa –, mas é uma oportunidade única de criar estabilidade para o projecto dar o salto. Assegura a minha dedicação a esta plataforma, o meu compromisso em fazê-la crescer e sobretudo a ideia de que, entre as pessoas comuns, é possível criar projectos disruptivos e que contribuam positivamente para o espaço público.
Lisboa Para Pessoas
Recompensas
Olá, e desculpem a demora em estabelecer este contacto, mas tenho vindo a responder a todas as pessoas que perguntaram pelas recompensas. Elas não estão esquecidas. Estamos ainda a finalizar, com o Shifter, a revista sobre cidades. A expectativa é que esteja pronta em Outubro (era para ter sido mais cedo mas todos os nossos recursos são escassos). Nesse momento, iremos enviar todas as recompensas de uma vez só. Uma vez mais, peço desculpa e compreensão pelo atraso mas efectivamente com poucos recursos é o melhor que consigo fazer. Os últimos meses têm sido muito desafiantes, graças ao vosso apoio no início do ano. Comprometi-me a fazer crescer o projecto e a produzir mais conteúdos. Temos estado em cima dos grandes temas da cidade e fomos durante vários meses o jornal local de Lisboa mais lido. Por isso, uma vez mais, muito obrigado a todos e a todas!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Lisboa Para Pessoas
CONSEGUIMOS!
Lisboa já perdeu bons projectos no passado e NÃO VAI perder mais um. Um MUITO OBRIGADO a todas as pessoas! Fomos todos nós que, em conjunto, conseguimos financiar o Lisboa Para Pessoas até ao final do ano!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Lisboa Para Pessoas
Muito obrigado pelo apoio!
Estamos quase nos 50% e quero aproveitar este momento para agradecer, pessoalmente, o apoio ao Lisboa Para Pessoas!
Lancei esta campanha de crowdfunding porque estou convicto da importância de um projecto como o Lisboa Para Pessoas para a cidade de Lisboa, e porque quero que ele continue a existir. Estou a fazer isto pela cidade.
A meta de 10 mil euros é ambiciosa mas necessária – permite-me levar o Lisboa Para Pessoas até ao final deste ano e, durante esse tempo, encontrar novas formas de financiamento (já estão a ser feitos contactos nesse sentido).
Juntos, vamos conseguir! Mas o tempo começa a ser curto. Neste momento, o Lisboa Para Pessoas só está financiado até Junho e com os 50% financiaremos também o mês de Julho. Mas temos pouco mais que um mês para chegar a 100% do objectivo da campanha e, assim, garantir a existência do Lisboa Para Pessoas até Dezembro.
O único pedido que posso fazer é para continuarmos a partilhar este crowdfunding com os nossos amigos, familiares, colegas, conhecidos... Sugiro a partilha desta ligação: https://lisboaparapessoas.pt/crowdfunding
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários