Criação de uma Associação sem fins lucrativos, para podermos contar histórias a crianças, desde a pré-primária até ao 4º ano de escolaridade.
Com o objetivo de incentivar e reforçar a importância da leitura, descobrir os melhores valores que a literatura nos pode trazer, dos mais pequenos ao mais graúdos, criámos um podcast literário, chamado Desobediência Literária.
No sentido de celebrarmos o Dia Mundial da Criança, em conversa com o corpo docente, surgiu o convite para contarmos a história do Príncipezinho, aos princepezinhos do primeiro ano de escolaridade daquela escola.
Uma vez que tinha sido uma obra que abordámos no nosso podcast, e que tão belo e especial para nós se tornou, aceitámos o convite.
No final da sessão, foi-nos feito o convite para regressarmos regularmente, levar aos nossos meninos temas pertinentes de cidadania assim como estimular o gosto pela leitura e o interesse pelos livros.
Ficámos imensamente felizes com o convite e não conseguimos recusar. No entanto, fomos surpreendidas por um grande obstáculo.
Para podermos contar as histórias, acabamos por estar a prestar um serviço e a escolinha só nos permite realizar este sonho, se tivermos NIF coletivo (empresa ou associação).
Desta forma, a nossa única possibilidade será criar uma associação sem fins lucrativos, no âmbito da cultura e educação, que nos permita contar as "Histórias com Sentido" aos nossos meninos e dar asas a este projeto.
Podem encontrar o podcast Desobediência Literária no YouTube, Spotify e ApplePodcast.
Sobre o promotor
Ana Mónica e Ana Oliveira, trabalham juntas e têm em comum, a paixão pela leitura, são sonhadoras, querem tornar o mundo num lugar melhor, e pretendem dar ferramentas às crianças para terem opinião própria e ajudar a desenvolver o sentido crítico assim como ajudá-las a perceberem a importância da empatia.
Tem sido muito gratificante perceber o impacto que estas conversas literárias têm tido em quem nos ouve nas diferentes plataformas.
O que nos une e motiva, é, sem dúvida o gosto pela leitura, é partilharmos valores extremamente importantes para a vivência em sociedade, e acreditar que um futuro melhor estará nas mãos das nossas crianças.
Deixamos o link do nosso canal Youtube onde podem encontrar todos os episódios disponíveis que criámos até ao momento: https://www.youtube.com/@desobediencia-literária
Orçamento e Calendarização
Criar uma entidade / associação, não é algo tão simples como imaginávamos. Só para a sua criação no IRN pedem-nos um valor de €300 + €75 para designar o nome da associação "Desobediência Literária". Achamos que faz sentido manter o nome do podcast, pois foi este que nos trouxe até aqui. O valor remanescente que eventualmente conseguirmos reunir, será para aquisição de material necessário à realização dos contos, desde t-shirts personalizadas com a nossa identificação, a livros didáticos infantis.
Como o ano letivo escolar já iniciou, o nosso objetivo é conseguir angariar ao máximo, com a vossa ajuda, para podermos iniciar os contos em outubro 2025. Assim já iniciaremos com todas as burocracias tratadas.
Ana Mónica | Ana Oliveira
Últimas horas... 🩵💙
Estamos mesmo a chegar ao fim desta ação de angariação para concretizarmos e darmos início às Histórias com sentido. Vamos criar a associação sem fins lucrativos e arrancar com este projeto, finalmente :) Com a preciosa ajuda de todos vós!
Aos que se identificaram, aos que o fizeram em anonimato, mas que ajudaram, deixamos um grande agradecimento!
Podem encontrar os nossos canais por onde podem comunicar connosco e acompanhar-nos agora e futuramente.
Esta é uma plataforma gratuita de utilização e que sem ela seria mais difícil avançarmos. No final da campanha saberemos a percentagem que lhes caberá, justa, por toda a divulgação e ferramentas disponibilizadas:
"A PPL cobra 5% (+IVA) da quantia angariada... se os apoios angariados são incondicionais. É ainda cobrada uma comissão de 2.5% (+IVA) para cobrir as taxas em vigor praticadas pelos parceiros de pagamento." (apenas para vosso conhecimento)
Mais uma vez, obrigada por todo o vosso apoio, não só monetário, mas pelas mensagens de incentivo que nos foram enviando!
Ana Mónica e Ana Oliveira.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários