O projeto tem como objectivo apoiar crianças desfavorecidas de duas escolinhas localizadas em Tete (Centro de Moçambique). As escolinhas contam com quase 100 crianças que as frequentam e que sobrevivem com menos de 1 euro por dia.
A campanha visa angariar fundos para continuar a apoiar as crianças desfavorecidas que frequentam duas escolinhas da região centro de Moçambique, com material alimentar, produtos de higiene e limpeza, vestuário, calçado, cuidados básicos de saúde, com a formação dos professores e pagamentos de subsídios aos mesmos professores que trabalham nessas escolinhas de forma gratuita e que necessitam de algum ganho para sustentar os seus familiares.
De momento, com o advento da pandemia, tornou-se quase impossível continuar com as atividades de apoio a estas duas escolinhas e as crianças encontram-se neste momento a viver em situação de extrema miséria. Antes da pandemia, o Colégio Mundial também levava a cabo atividades de formação de professores e pagamento de um subsídio mensal aos mesmos professores que ensinam as crianças de forma gratuita. São profesores que precisam percorrer alguns quilómetros de suas residências para poder dar aulas às crianças e só podiam contar com o apoio do Colégio Mundial para despesas com transporte, alimentação, saúde e com um salário para subsistência.
Para além de apoiar estas duas escolinhas, será efectuada também destribuição de alimentos, vestuário e calçados em orfanatos lcalizados na Cidade de Tete, na pedreira a caminho do distrito de Changara com a população a viver em situação de extrema miséria em que a sua principal atividade de sustento consiste na venda pedras.
Sobre o promotor
Damião Felipe Jaime, estudante de Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL,
Mestre em Informática Médica pela Universidade do Porto
Técnico Superior de Radiologia
Músico (Nome artístico Ronny Felipe)
Representante / Responsável pela implementação de Tecnologias de Informação no Colégio Mundial (www.colegiomundialmocambique.com)
Sobre o Colégio Mundial
O Colégio Mundial é um sonho da Dra. Sheila Javier Alvarado que nasceu e cresceu em Moçambique, na província de Tete (região Centro do País).
As precárias condições de infraestrura nas escolas primárias e secundárias de Tete, falta de professores qualificados, falta de material escolar e fraca qualidade nas metodologias aplicadas nos ensinos primário secundário, dentre outras, foram a força motorora para a criação da escola, lutando pela implementação de escolas de qualidade na sua província para ajudar no desenvolvimento edcucacional e sociocultural da sua província e do país em geral.
A construção da escola foi um investimento feito com fundos próprios, resultado de economias feitas durante as suas actividades profissionais e do seu esposo (Javier Alvarado Rosas) em organizações como Nações Unidas e BCI (banco Comercial e de Investimentos), dentre outros.
O sistema pedagógico do Colégio Mundial é baseado num sistema moderno do SNE que faz o uso de metodologias de outros sistemas (Australiano, Brasileiro, Português e Peruano) que resultou de grandes pesquisas e estudos levados a cabo pela fundadora ao longo das suas actividades profissionais e da sua própria formação académica.
Atividades de carris social
O Colégio Mundial como uma instituição de ensino, entende que o progresso educacional, social e comunitário não é um ato isolado e como parte de uma comunidade sente-se na resposabilidade de prestar apoio social a crianças totalmente desfavorecidas. Para o colégio, uma instituição só pode contar o seu progresso se a comunidade na qual está inserida estiver igualmente a progredir.
Na região centro de Moçambique na Província de Tete e não só, existem inúmeras famílias a viver em situação de pobreza extrema e com o advento do covid 19, esta situação agravou-se consideravelmente e como parte desta sociedade, o colégio está ligado a diversas causas sociais por forma a dar o seu contributo no combate a situações de miséria nesta região, tendo como o principal foco estabelecer direitos básicos para um grupo social, como as crianças e jovens ou grupos minoritários.
As ações do colégio visam contribuir com a distribuição de produtos alimentares, produtos de higiene e limpeza, educação, cultura, lazer, saúde, formação de professores e pagamentos de subsídios aos professores.