A Carla e o Nuno são líderes de viagem da Papa-Léguas que, devido aos vários pedidos que foram recebendo de ajuda financeira por parte de amigos e colegas com quem trabalham pelo mundo fora, colocaram as mãos à obra e lançar este crowdfunding.
Já ouvimos bastantes histórias acerca do impacto do turismo. Enquanto viajantes e pessoas preocupadas com esse impacto nas diferentes vertentes, tentamos sempre que as nossas viagens sejam educativas e imersivas, no país e na cultura, recorrendo sempre a pessoas locais que, melhor que ninguém, conseguem criar esta ponte.
A verdade é que muitos dos operadores locais com quem trabalhamos são pessoas em nome individual ou de pequenas empresas, que conhecemos ao viajar, e com quem fomos estabelecendo uma amizade ao longo do tempo. Agora, com a falta de turismo neste ano de pandemia, alguns destes amigos ficaram sem sustento. O colapso da indústria do turismo a nível global começou a levantar problemas como o aumento da caça furtiva em África, ou guias que tiveram de recorrer a outros trabalhos na área industrial sem quaisquer condições mas que garantem algum sustento, ainda que temporário.
Segundo dados da organização mundial do turismo, estimam-se perdas entre os 910 mil milhões de dólares e os 1.2 triliões de dólares no sector do turismo que só no ano passado (2019) se figurou como o terceiro maior exportador representando 7% do PIB mundial, apenas atrás das indústrias dos combustíveis e químicos. Representando cerca de 1 em cada 10 postos de trabalho, as mulheres e os jovens são os elementos mais vulneráveis e, portanto, com condições mais precárias na indústria do turismo. Estimam-se entre 100 a 120 milhões de postos de trabalho perdidos directamente relacionados com o turismo e os seus serviços. Assim, esta pandemia tem um impacto nunca antes visto para quem trabalha numa área que vinha constantemente a crescer durante anos seguidos. Impacto este que além da perda de postos de trabalho, respectivo rendimento e consequente vulnerabilização de algumas populações de risco, acarreta ainda impactos diretos no ambiente e na biodiversidade já que se estima que devido ao turismo se tenham criado condições para combater a caça furtiva, preservar espécies em extinção e combater a desflorestação, estando este trabalho em risco de desaparecer na totalidade. Especialmente nos países menos desenvolvidos em que a simbiose entre o turismo e as populações auxiliava a manutenção dos seus habitats e a consequente preservação ambiental e cultural. Neste momento todo este ecossistema está em risco e já se observa o aumento da caça furtiva, de negócios obscuros entre as populações e terceiros com interesses exploratórios em terra e animais, e à debanda para procura de trabalho extremamente precário fora das comunidades de origem, entre outras situações. Estima-se ainda que a nível cultural, cerca de 13% dos 90% de museus encerrados a nível mundial não voltem a abrir portas. O cenário é dramático a nível global e requer uma resposta a nível global.
Enquanto viajantes e seres humanos interventivos decidimos criar este projecto de crowdfunding. Sabemos que é apenas uma gota num mar e que não vai resolver todos os problemas, mas, perante as situações com que somos confrontados, acreditamos que este gesto pode fazer diferença para as famílias e amigos que o mundo e as viagens nos deram.