Criação de uma Associação sem fins lucrativos, com vista a assegurar a prevenção, diagnóstico e tratamento da desnutrição, em hospitais, lares e na comunidade.
Segundo estudos de referência, cerca de meio milhão de Portugueses estão em risco de desnutrição (malnutrição calórico-proteica).
Certas doenças comuns (como p.e. o cancro e as doenças do coração) bem como o envelhecimento, constituem as principais causa da desnutrição, embora este problema também atinja as pessoas com deficiência, baixos rendimentos e/ou socialmente excluídas.
Embora este problema seja transversal a todo o mundo industrializado onde nos incluimos, alguns países Europeus como p.e. o Reino Unido e a Holanda já tomaram medidas enérgicas para combater este grave problema de saúde pública, pondo em prática recomendações de referência, tais como a Directiva Europeia de 2003 sobre alimentação e terapia nutricional nos hospitais [Council of Europe, Resolution ResAP(2003)3 on food and nutritional care in hospitals 2003]. O mesmo não acontece em Portugal, onde a maioria das pessoas desnutridas continuam a passar despercebidas, não recebendo a terapia nutricional necessária.
Historicamente, a desnutrição associada à doença e ao envelhecimento, eram considerados consequências inevitáveis destas condições. Estudos entretanto desenvolvidos mostraram que a detecção e tratamento atempado da desnutrição são eficazes e de baixo custo, diminuindo a morbilidade e mortalidade dos pacientes, constituindo também uma poupança económica muito relevante. Importa enaltecer que os custos financeiros para os governos da União Europeia resultantes da desnutrição atingem 120 mil milhões de euros por ano (170 mil milhões na Europa) - cerca do dobro dos custos da obesidade!
O PROJECTO
Esta campanha visa a angariação dos meios necessários para a criação de uma Associação sem fins lucrativos - "Associação Stop Má Nutrição" – com o objectivo de mobilizar a sociedade em geral, as autoridades de saúde e seus profissionais em particular, para a aplicação efectiva das recomendações internacionais de prevenção e tratamento da desnutrição em todos os enquadramentos relevantes- hospitais, lares e comunidade.
Uma vez constituída, a associação propõe-se agir com vista aos seguintes objectivos específicos:
- Colocar este problema na agenda política nacional (importa enaltecer que a terapia nutricional não tem lugar dentro dos orçamentos de saúde e assistência social em Portugal);
- Divulgar o problema junto da população em geral, através dos meios de comunicação social e de acções práticas em diversos enquadramentos (empresas, escolas etc.)
- Divulgar o problema junto dos profissionais de saúde e cuidadores em geral (importa enaltecer que uma investigação recente concluiu que 40% dos médicos de clínica geral não acham que a desnutrição é um problema);
- Promover activamente a formação profissional no combate à desnutrição associada à doença, envelhecimento, pobreza e exclusão social. Importa enaltecer que embora existem diretrizes para o rastreio e tratamento da desnutrição, estas são pouco conhecidas e/ou raramente aplicadas no nosso país.
Vitor Dauphinet
Ponto de situação da campanha
Caros amigos,
O tempo passa depressa. Tendo em conta que já só falta um mês para o fim da campanha, vimos pedir que na medida das vossas possibilidades, contactem as pessoas que conhecem com vista à divulgação da campanha. Vamos acreditar que ainda é possível!!
Gratos pela vossa generosa colaboração
Vitor Dauphinet
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Vitor Dauphinet
Agradecimento
A equipa do Stop Má Nutrição vem por este meio agradecer o seu generoso apoio ao nosso projecto!
Desejamos-lhe um excelente 2016!!
Gratos pela sua generosidade
Vitor Dauphinet
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários