Esta é uma iniciativa que o Clube Naval da Horta pretende levar a cabo, tendo como objetivo dar melhores condições de formação a todos o jovens do Clube, num trabalho inserido no âmbito do 75º aniversário.
É já no próximo ano, 2022, que o Clube Naval da Horta – CNH, celebrará o seu 75º aniversário, considerando que os Estatutos que formalizaram este Clube Náutico, datam de 26 de setembro de 1947.
Ao longo destes anos, o CNH aumentou muito a sua atividade, tendo neste momento cerca de 10 secções ativas, todas elas com atividade regular, como é o caso da apneia, botes baleeiros, canoagem, miniveleiros, motonáutica, natação, pesca desportiva de barco e costa, vela cruzeiro, vela ligeira, windsurf e xadrez.
Em paralelo com estas atividades, o CNH aposta ainda em Cursos da Náutica de Recreio, tendo para o efeito um Centro de Formação de Desportistas Náuticos, devidamente homologado pela DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (ex-IPTM), com certificação para formação em diferentes categorias, nomeadamente Marinheiro, Patrão Local e Patrão de Costa.
Numa perspetiva de dinamização e projeção além-fronteiras deste Clube Náutico, o CNH tem participado na organização de inúmeras regatas nacionais e internacionais de diferentes classes, assumindo com frequência a organização de grandes eventos náuticos.
Dúvidas não restam, pois, de que o Clube Naval da Horta, é atualmente um Clube que devido à sua história, aos seus associados, às diferentes direções associativas, aos seus atletas, ao seu corpo técnico e colaboradores, está hoje fortemente enraizado na sociedade civil e desportiva do Faial, fazendo a ligação entre as suas gentes e o mar que a todos nos rodeia, o que torna este Clube um caso ímpar de referência a nível regional e nacional.
Conquanto, o incremento de atividade verificado nos últimos anos, implica uma preocupação acrescida no que à conservação e modernização da nossa frota diz respeito, assim como na renovação atempada do material inerente às diferentes atividades. Tal vem sendo feito, com muita dificuldade, com base na boa vontade de alguns parceiros, patrocinadores e sócios, em simultâneo com o financiamento público possível no presente contexto.
Neste âmbito, e para o efeito referido, a atual Direção do Clube Naval da Horta, apela a todos aqueles que tenham alguma disponibilidade e/ ou vontade, que considerem dar uma contribuição, seja ela de que montante for, para nos ajudarem a levar a bom porto este projeto e assim fazer a manutenção e reforçar os equipamentos para a formação dos nossos jovens.
Bem hajam pela vossa generosidade!