Com o início do processo de paz na Colômbia, a Casa Cultural Rafael Pombo destina-se a promover a educação para a paz naquela que é uma das cidades mais violentas do país e do mundo.
Através da arte, as crianças e jovens são educadas para a importância da paz e do respeito, desenvolvendo determinadas competências que as mantêm longe dos conflitos e violência. Nesse sentido, esta campanha destina-se a angariar fundos para atividades de cariz cultural, como workshops, ateliers, residências artistas e concertos, que ajudem a promover a educação para a paz através da arte. Estas atividades realizar-se-ão na cidade de Palmira, Colômbia, uma das mais violentas do país e do mundo. Através da arte, pretende-se promover o diálogo intergeracional de modo a fortalecer a memória coletiva e identidade cultural da comunidade, importantes no combate à violência.
Quais os objetivos?
- Promover uma cultura de paz através de artes como a música, o teatro, a pintura, a escultura, o cinema, entre outras;
- Criar um espaço coletivo de partilha de conhecimento tradicional e co-criação artística;
- Alertar para a importância do diálogo intergeracional como forma de quebrar barreiras e fortalecer a sociedade;
- Envolver a comunidade e atores locais no processo criativo, para que se sintam parte integrante do projeto.
Como o faremos?
- Através de workshops diversos de criação e aprendizagem de instrumentos, artes performativas, atividades físicas, artes plásticas, jardinagem, entre outras;
- Atividades coletivas de partilha de conhecimento entre crianças/jovens e idosos, como por exemplo "Flores e Saberes", uma atividade de reconstrução do Património Floral do Vale entre avós e netos, com o objetivo de criar um jardim coletivo e ajudar na reconstrução do espaço, que irá decorrer entre os meses de maio e junho.
- Concertos com jovens artistas para angariação de fundos e promoção do espaço cultural;
- Criação de material educativo com base no aprender fazendo;
- Intercâmbios e residências artísticas, parcerias com atores locais e acolhimento de voluntários.
A quem se destina?
As atividades culturais estão abertas à participação de toda a comunidade, contudo é dada especial atenção às crianças e jovens, no sentido de os educar para a paz com base em valores como entreajuda, respeito e liberdade de expressão.
E para que este sonho se torne realidade, precisamos da tua ajuda!

Atividade na Casa