Mação. 2019. No meio das desgraças a história de um casal, de uma das primeiras aldeias assoladas pelo fogo. O carro , ali arrumado há menos de uma hora, ardeu. Urge "devolver" o carro a esta família. Contamos consigo?
Há histórias, dentro das histórias do dia-a-dia, mais ou menos dramáticas, que nos ficam a remoer. Para o bem e para o mal.
Sabemos que muitos precisam de ajuda pois o incêndio que invadiu Mação no fim-de-semana de 20 de julho passado trouxe aquela população, particularmente das freguesias de Amêndoa e Cardigos, muito desalento. Perderam-se culturas, floresta, quintais, casas, alfaias agrícolas, tratores, património e o trabalho de uma vida.
Com essa consciência e olhos postos no futuro e no acalmar das dores houve, de entre todas as histórias, uma que nos tocou e que urge resolver já! A uns porque a divulgaram, a outros porque a leram.
No meio das desgraças surgiu a história de um casal, de uma das primeiras aldeias atingidas na freguesia de Cardigos, que depois do fogo passar e lhe queimar as terras, ficaram com a casa e o carro, resguardado no largo da aldeia. Findo um dia esgotante, quando o perigo parecia ter passado, o senhor foi arrumar o carro. E foram descansar. Por volta da meia noite chegaram a essa aldeia, a fazer ronda, várias pessoas. Não se via ninguém. Repararam, no entanto, que um barracão parecia largar chama do telhado. Aproximaram-se e confirmaram o pior. Estava a arder. Não esperavam, ainda, que lá dentro estivesse também um carro. O tal carro do casal, ali arrumado há menos de uma hora. E ardeu. Tudo o que estava no barracão ardeu. O telhado terá ficado a arder em morto.
Apareceu o senhor. Que ainda quis resgatar o carro. Já em chamas. O pouco que tinha. Foi dali retirado em desespero.
Acompanhámos esta história. Que ficou a remoer... Numa outra reportagem, a história de uma senhora, também dali, a quem ardeu muita coisa mas a frisar, com pena, o desalento de um vizinho a quem ardeu o carro. Uma imensa tristeza. Esta história continuou a remoer...
Fomos falando uns com os outros e falámos com pessoas que conheciam e acompanharam esta situação. Não tinham seguro contra todos os riscos. Não mereciam. Gente humilde, sem maldade. Ele muito abalado. Psicologicamente fragilizado. E questionámos familiares sobre a possibilidade de se conseguir um carro. E a resposta foi que o aceitavam "de coração aberto".
Conseguiu-se o carro. Próximo ao que tinha. E esta ideia de que tem que ser depressa. A ver se lhe resgatamos a alma. A esperança.
O valor desta campanha reverte para o stand. Que nos guarda o carro. Que fez um desconto.
Com os apoios que se esperam para esta população este carro não terá outro apoio que além deste. E é o que pedimos. O valor do carro.
Entendemos que o tempo de fazer renascer alguma esperança é agora. Com a contribuição de todos os que puderem podemos angariar rapidamente este valor e "devolver" o carro a esta família. Contamos consigo?
Referências a esta história:
Vera Dias António
A Entrega do Carro de Esperança
Caros contribuidores,
Como prometido, deixamos eco do que foi a feliz entrega, num ato simples, do nosso carro, cheio de esperança, ao Sr. João.
Acreditamos que a dor de perder o carro num ápice terá sido superada pela surpresa de ganhar outro carro num outro ápice. Porque o Sr. João não sabia de nada, o que foi interessante. Dissemos-lhe que houve uma campanha e que cerca de 70 pessoas lhe compraram um carro. Simples, assim!
Como dizem os mais novos "vitória, vitória, acabou a história"!
Obrigado por apoiarem. Por acreditarem. E, nos dias de hoje, por confiarem. Como poderão ver em baixo, objetivo cumprido!
Não deixem de apoiar e ter esperança noutras campanhas, algumas que suprimem necessidades ainda maiores. O ppl.pt é palco de muita coisa boa a acontecer e a precisar de apoio!
Por nós, por agora, é tudo! Resta, claro, o enorme Obrigado!
Vera, Joana, Patrícias, Jerónimo, Mário e Luís
Links das notícias aqui:
- https://www.antenalivre.pt/noticias/entregamos-um-carro-de-esperanca/
- http://www.mediotejo.net/solidariedade-o-dia-em-que-o-sr-joao-ganhou-um-...
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Vera Dias António
A ESPERADA ENTREGA DO CARRO DE ESPERANÇA!
Caríssimos contribuidores!
Como indicámos na passada semana, conseguido o carro estávamos a tratar das burocracias para o entregar. Entretanto um contribuidor ofereceu também o pagamento do seguro do carro novo.
Há esperança no mundo, não acham?!
Hoje, quarta-feira, ao fim do dia, num unir de energias desenrolaram-se as burocracias e conseguimos que o carro seja entregue esta quinta-feira, 12 de setembro, ao final da tarde. Compreendemos que seja muito em cima do acontecimento mas ficou tudo tratado de repente e URGE dar o carro à família.
Conseguimos também falar com o genro dos senhores que ficou muito feliz. Disse-nos que o casal que perdeu o carro NÃO SABE DE NADA. Queremos acreditar que a dor de perder o carro num ápice seja suplantada e curada com a surpresa de receber um outro carro "do nada".
Porque acreditamos que será um momento bonito, para o qual contribuíram, gostaríamos que nos acompanhassem. Quem puder, será um prazer!
A entrega será feita no Largo da Eira, na aldeia de Casas da Ribeira de Cardigos, pelas 18h30. Quem não puder ir, daremos eco do momento!
Uma vez mais, obrigado por tudo a todos: os que conhecemos, os que sabemos e os que se mantiveram anónimos! Que bom que estão aí, que permitiram com a vossa generosidade que este desafio se concretizasse!
Eternamente gratos pelo apoio,
Vera, Joana, Patrícias, Jerónimo, Mário e Luís!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Vera Dias António
Houve esperança e temos Carro!
Caros contribuidores/amigos da Campanha "Um Carro de Esperança"!
Como já terão reparado, houve esperança, muito boa vontade de todos quantos contribuíram e conseguimos financiar a Campanha! Uma vez mais, muito obrigado!
Dizer-vos que não só alcançámos como superámos o valor que queríamos pelo que conseguimos com o stand parceiro na campanha "Carpego" um carro melhor do que o previsto inicialmente o que nos enche ainda mais o coração! O portal ppl.pt já transferiu o dinheiro para o stand que, na próxima semana, já consegue levar o carro para entregarmos. Assim que soubermos o dia e hora comunicaremos novamente convosco a indicar pois, quem quiser e puder, é mais que bem-vindo neste ato simbólico mas muito importante!
Bom fim-de-semana!
Eternamente gratos pelo apoio,
Vera, Joana, Patrícias, Jerónimo, Mário e Luís!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Vera Dias António
Faltam cerca de 24 horas para
Faltam cerca de 24 horas para a nossa Campanha terminar. Estamos quase, quase, mas ainda falta o quase! Obrigado, Muito Obrigado a todos os que já contribuíram! Mesmo!
Um último pedido: partilhe ou relembre, se puder, os seus familiares e amigos que querem contribuir mas ainda não o fizeram!!! Somos eternamente gratos!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Vera Dias António
Atingimos 62% do valor da
Atingimos 62% do valor da Campanha "Um Carro de Esperança". Sem si não teria sido possível! Muito obrigado!
Faltam 9 dias para terminar a Campanha e "devolver" o carro aquela família de Cardigos. Partilhe, su puder, com os seus familiares e amigos. Somos eternamente gratos!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Vera Dias António
Obrigado!
Agradecemos, do coração, a todos os que já apoiaram esta campanha! Há esperança! Obrigado!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários