Um Carro de Esperança
PPL Causas

Um Carro de Esperança

Mação. 2019. No meio das desgraças a história de um casal, de uma das primeiras aldeias assoladas pelo fogo. O carro , ali arrumado há menos de uma hora, ardeu. Urge "devolver" ...

  • 1150

    angariado

    65% de 1 765€

    53 apoiantes

  • 7 dias

    para apoiar

  • Esta campanha iniciou-se em 12/08/2019 e está a angariar fundos até 30/08/2019 - 18:00

Mação. 2019. No meio das desgraças a história de um casal, de uma das primeiras aldeias assoladas pelo fogo. O carro , ali arrumado há menos de uma hora, ardeu. Urge "devolver" o carro a esta família. Contamos consigo?

Há histórias, dentro das histórias do dia-a-dia, mais ou menos dramáticas, que nos ficam a remoer. Para o bem e para o mal.
Sabemos que muitos precisam de ajuda pois o incêndio que invadiu Mação no fim-de-semana de 20 de julho passado trouxe aquela população, particularmente das freguesias de Amêndoa e Cardigos, muito desalento. Perderam-se culturas, floresta, quintais, casas, alfaias agrícolas, tratores, património e o trabalho de uma vida.
Com essa consciência e olhos postos no futuro e no acalmar das dores houve, de entre todas as histórias, uma que nos tocou e que urge resolver já! A uns porque a divulgaram, a outros porque a leram.
No meio das desgraças surgiu a história de um casal, de uma das primeiras aldeias atingidas na freguesia de Cardigos, que depois do fogo passar e lhe queimar as terras, ficaram com a casa e o carro, resguardado no largo da aldeia. Findo um dia esgotante, quando o perigo parecia ter passado, o senhor foi arrumar o carro. E foram descansar. Por volta da meia noite chegaram a essa aldeia, a fazer ronda, várias pessoas. Não se via ninguém. Repararam, no entanto, que um barracão parecia largar chama do telhado. Aproximaram-se e confirmaram o pior. Estava a arder. Não esperavam, ainda, que lá dentro estivesse também um carro. O tal carro do casal, ali arrumado há menos de uma hora. E ardeu. Tudo o que estava no barracão ardeu. O telhado terá ficado a arder em morto.
Apareceu o senhor. Que ainda quis resgatar o carro. Já em chamas. O pouco que tinha. Foi dali retirado em desespero.

Pormenor da garagem em que o carro ardeu


Acompanhámos esta história. Que ficou a remoer... Numa outra reportagem, a história de uma senhora, também dali, a quem ardeu muita coisa mas a frisar, com pena, o desalento de um vizinho a quem ardeu o carro. Uma imensa tristeza. Esta história continuou a remoer...
Fomos falando uns com os outros e falámos com pessoas que conheciam e acompanharam esta situação. Não tinham seguro contra todos os riscos. Não mereciam. Gente humilde, sem maldade. Ele muito abalado. Psicologicamente fragilizado. E questionámos familiares sobre a possibilidade de se conseguir um carro. E a resposta foi que o aceitavam "de coração aberto".
Conseguiu-se o carro. Próximo ao que tinha. E esta ideia de que tem que ser depressa. A ver se lhe resgatamos a alma. A esperança.
O valor desta campanha reverte para o stand. Que nos guarda o carro. Que fez um desconto.
Com os apoios que se esperam para esta população este carro não terá outro apoio que além deste. E é o que pedimos. O valor do carro.
Entendemos que o tempo de fazer renascer alguma esperança é agora. Com a contribuição de todos os que puderem podemos angariar rapidamente este valor e "devolver" o carro a esta família. Contamos consigo?
Referências a esta história:

antenalivre.pt

mediotejo.net

Sobre o promotor

Somos a Vera, o Jerónimo, a Patrícia, o Luís, o Mário, a Joana e outra Patrícia. Trabalhamos todos em comunicação. De entre todas as histórias dos incêndios de julho de 2019 em Mação houve uma que nos tocou. A uns porque a divulgaram, a outros porque a leram.  Quando percebemos que não havia seguro ou outro tipo de apoio para aquela história, daquele carro, resolvemos escrever-lhe um final feliz! Simples, assim!
O dinheiro será canalizado diretamente para o Stand "Carpego", que se associou a nós!

 

A equipa promotora da Campanha "Um Carro de Esperança"

Orçamento e Calendarização

O dinheiro reverte totalmente para a aquisição do carro.
Dia 20 de agosto 2019 faz 1 mês que o carro ardeu. Seria a data indicada para entregar o "novo" carro.
Alargamos a campanha até 31 de agosto mas se formos rápidos... Melhor!!!

Sáb, 24/08/2019 - 15:01

Qui, 22/08/2019 - 13:53

Atingimos 62% do valor da

Atingimos 62% do valor da Campanha "Um Carro de Esperança". Sem si não teria sido possível! Muito obrigado! Faltam 9 dias para terminar a Campanha e "devolver" o carro aquela ...

Ler mais

Sex, 16/08/2019 - 19:29

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Qua, 14/08/2019 - 14:15

Obrigado!

Agradecemos, do coração, a todos os que já apoiaram esta campanha! Há esperança! Obrigado!

Ler mais

Seg, 12/08/2019 - 19:28

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

12/08/2019

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

  • Vera Dias António

    Atingimos 62% do valor da

    Atingimos 62% do valor da Campanha "Um Carro de Esperança". Sem si não teria sido possível! Muito obrigado!
    Faltam 9 dias para terminar a Campanha e "devolver" o carro aquela família de Cardigos. Partilhe, su puder, com os seus familiares e amigos. Somos eternamente gratos!

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Vera Dias António

    Obrigado!

    Agradecemos, do coração, a todos os que já apoiaram esta campanha! Há esperança! Obrigado!

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

53 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 45
    novos apoiantes

  • 8
    apoiantes recorrentes

  • 35
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade