Estou Cãotigo - Combater a solidão e o declínio físico e emocional de idosos
PPL Causas
  • Social
  • Mortágua, Distrito de Viseu

Estou Cãotigo - Combater a solidão e o declínio físico e emocional de idosos

Com esta carrinha iremos levar afeto onde há solidão e permitirá que cada cão chegue ao colo, à mão e ao coração de cada idoso. Participe. Faça parte desta viagem.

Com esta carrinha iremos levar afeto onde há solidão e permitirá que cada cão chegue ao colo, à mão e ao coração de cada idoso. Participe. Faça parte desta viagem.

O projeto “Estou CãoTigo” nasce para combater a solidão, o isolamento social e o declínio físico e emocional de idosos institucionalizados ou em situação de vulnerabilidade, através de intervenções assistidas por cães — uma abordagem que transforma vidas, reduz a solidão e promove a saúde física e emocional.

Todos os dias, a nossa equipa e os nossos cães trabalham, levando sessões regulares que estimulam a memória, promovem o movimento, potenciam emoções e, sobretudo, o sentimento de não estarem sozinhos. Pretendemos chegar a 180 idosos nos concelhos de Mortágua, Penacova e Mealhada, e, desta forma, promover melhorias reais na sua qualidade de vida, saúde mental e bem-estar.

Mas para chegarmos até eles, precisamos de si.

Para que este projeto possa acontecer com os resultados e o impacto desejado, é essencial a aquisição de uma carrinha que permita:

  • O transporte da equipa técnica e dos cães de intervenção;

  • A deslocação até instituições e domicílios de idosos em situação de isolamento;

  • A garantia do bem-estar, conforto e segurança dos animais;

  • A continuidade e sustentabilidade das intervenções ao longo de todo o projeto.

Esta carrinha não é apenas um meio de transporte. É o veículo que leva afeto onde há solidão, que aproxima. É o elo que permite que cada cão chegue ao colo, à mão e ao coração de cada idoso.

Doe. Participe. Faça parte desta viagem.

Ao apoiar esta campanha, está a ajudar-nos a combater a solidão, a promover o envelhecimento mais ativo e a provar que ninguém envelhece melhor sozinho.

Estou CãoTigo. Sempre.

Estou Cãotigo - O projeto que combate a solidão e o declínio físico e emocional de idosos, através de intervenções assistidas por cães

Sobre o promotor

ABAADV – Associação Beira Aguieira de Apoio ao DeficienteEscola de Cães-guia para cegos de Mortágua, é uma associação privada sem fins lucrativos com o estatuto de IPSS, tendo, ao longo dos seus mais de 25 anos de atividade, educado e entregue cerca de 300 cães-guiasempre de forma gratuita, aos cegos portugueses, contribuindo assim para a sua maior e melhor inclusão, autonomia e qualidade de vida.

Desde 2022, integrou uma nova área de trabalho, a das intervenções assistidas por cães, cujos beneficiários são idosos institucionalizados ou em situação de isolamento social ou solidão e crianças e jovens com necessidades específicas.
O Estou Cãotigo foi o primeiro projeto de Intervenções Assistidas por Cães, dirigido à comunidade idosa do concelho de Mortágua, com reconhecidos benefícios no combate ao isolamento e declínio afetivo, cognitivo e emocional deste público fragilizado.
Este ano o Estou Cãotigo entra numa nova fase, onde o território de intervenção do projeto será alargado aos concelhos de Penacova e Mealhada.

Estou Cãotigo - O projeto que combate a solidão e o declínio físico e emocional de idosos, através de intervenções assistidas por cães

Orçamento e Calendarização

Esta nova fase do Estou Cãotigo e consequente alargamento a novos territórios tem uma duração de 36 meses: entre julho de 2025 a junho de 2028.

O valor angariado (após retirado o custo das comissões PPL) será aplicado, na totalidade, no pagamento da aquisição de uma carrinha, para permitir a deslocação de uma técnica de intervenções assistidas, e respectivos cães, junto dos idosos beneficiários destas ações, nos concelhos de Penacova e Mealhada. 

Seg, 29/12/2025 - 09:07

Lançamento da campanha

23/12/2025

0 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 0
    novos apoiantes

  • 0
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade