Necessitamos de expandir o nosso gatil atual, que aloja 100 gatos. Com esta campanha pretendemos reunir o valor necessário para todas as obras necessárias para concretizar o nosso projecto e continuarmos a salvar mais felinos em perigo de vida.
O Cantinho do Tareco é uma Associação de Proteção Animal sem fins lucrativos, constituída em 2009 por um grupo de amigos e amantes de animais da zona da Maia, Porto. Neste momento, encontra-se num recinto cedido pelo Espaço Municipal da Maia onde estão alojados cerca de 80 felinos, para além de 20 gatos em regime FAT (Família de Acolhimento Temporário).
O nosso trabalho passa por recolher Tarecos em risco de vida e sem abrigo e tratar deles o melhor possível até que encontrem uma família que os adote. Todo o nosso trabalho é feito por voluntários e com a parceria de algumas clínicas veterinárias que nos permitem pagar as nossas despesas em prestações. Sobrevivemos com donativos e é desta forma que suportarmos todas as despesas da Associação.
Tendo em conta as limitações atuais do nosso espaço, decidimos alargar o nosso gatil graças à cedência de mais três salas pelo Espaço Municipal da Maia. No entanto, a Associação terá de suportar as despesas das obras para preparar e aumentar o gatil, o que vai permitir criar melhores condições para os nossos felinos, pois precisamos de:
-
uma Enfermaria maior, mais arejada e separada do nosso gatil para não haver possibilidade de contágios, pois neste momento a nossa Enfermaria apenas tem capacidade para cinco Tarecos em tratamento e tem passagem para o gatil, pelo que corremos diariamente riscos de contágio;
-
uma Sala para gatinhos bebés, pois, assim que um gatinho bebé começa a ficar independente, podemos introduzi-lo numa sala própria e previamente preparada só para bebés, para que possa brincar e conviver com outros gatinhos;
-
um Gatil maior e mais arejado com três salas com capacidade para cerca de 70/80 Tarecos Adultos a viverem em harmonia, pois neste momento temos duas salas e temos imensos Tarecos com sintomas de stress;
-
uma Sala própria e isolada do gatil para gatos FeLV Positivos, tendo em conta que neste ano resgatámos cinco felinos meigos a precisarem de ajuda e tratamentos que são FeLV Positivos. Estes Tarecos, isolados em jaulas, precisam urgentemente de uma sala só para eles, isolada dos Tarecos que não são portadores do vírus, para terem condições de vida dignas.
Precisamos deste alargamento urgentemente, pois o espaço atual é cada vez mais pequeno para desenvolver o nosso trabalho e garantir que os Tarecos estão em harmonia.
Para que possamos concretizar o alargamento e a criação de salas específicas, necessitamos de fazer algumas obras, restauros e intervenções.
Com estas condições, prevemos poder ajudar mais e melhor os felinos na zona da Maia e promover sempre a adoção e a sensibilização da comunidade envolvente para a proteção e importância dos Animais na nossa vida.
Agradecemos imenso a todos os que possam e vão ajudar nesta causa que é de todos nós!