Apoiar a edição em disco do projeto Aprender com o som dos Búzios, é oferecer o ensino estruturado e prático da música a crianças até aos 10 anos de idade, através da música tradicional portuguesa.
Aprender com o Som dos Búzios é um projeto que iniciou em 2020 em pleno confinamento. Nasceu da consciência da equipa do Projecto Cardo da falta de recursos artístico-pedagógicos, capazes estimular a criatividade, a curiosidade e a liberdade na sala de aula e em contexto familiar. Além disso, também é claro que existe cada vez menos interesse em recorrer ao repertório tradicional junto das crianças, o que se reflete no enorme desconhecimento e preconceito em relação a este legado tão rico, interessante e profundamente ligado à natureza e à cultura do nosso território. As consequências seriam tão graves como o esquecimento ou o desenraizamento.
Foi assim que surgiu a ideia de criar uma coleção de recursos audiovisuais (aceitando nós, com alguma dificuldade, que a utilização de vídeos é uma realidade no ensino da música na maioria das escolas) com o objetivo de oferecer às crianças, professores e encarregados de educação, algumas melodias tradicionais portuguesas, aliadas a ideias e sugestões para trabalhar conteúdos musicais de forma criativa, divertida e organizada.
Começámos com 5 vídeos que exploram conteúdos musicais teórico-práticos (p.e. altura de som, pulsação, coordenação...) através de estímulos, jogos e brincadeiras inspirados nas características de cada canção. Foram, também, desenvolvidos documentos de apoio associados a cada vídeo para ajudar o professor a utilizar cada recurso da forma mais correta e estimulante, mas também mais livre e adaptável.
O projeto foi crescendo ao longo dos anos e o número de vídeos também. Tivémos o privilégio de filmar em vários locais inspiradores, com património riquíssimo e paisagens de cortar a respiração: Miranda do Douro, Sever do Vouga, Funchal, Monsanto, Fundão, Santo Tirso e Lousada. Neles ampliamos também o espectro de exploração artístico-pedagógica, indo de encontro aos mais variados temas, desde datas importantes do nosso calendário (p.e. Natal e Páscoa), a gastronomia, a natureza, as lendas e hábitos locais e até as emoções e medos naturais no ser humano.
Todos estes recursos estão disponíveis na página do Projecto Cardo para serem utilizados gratuitamente. (https://shre.ink/aprender-com-o-som-dos-buzios)
Agora, com 15 vídeos publicados, chegou o momento de dar o passo seguinte: fazer uma edição em disco com uma seleção das canções exploradas na coleção, regravadas e masterizadas para serem editadas quer fisicamente, quer nas plataformas digitais. Esta ferramenta irá ajudar os professores a terem acesso às músicas, dispensando a utilização do computador e da internet. Além disso, cada música será disponibilizada em duas versões: uma com as vozes, outra sem elas. O objetivo é que os professores possam usar as versões sem vozes para trabalhar a autonomia e memória das crianças, assim como permitir a realização de apresentações aos pais sem necessitar de acompanhamento presencial ou (como muitas vezes acontece) de playbacks de má qualidade.
Neste momento, o disco está gravado, todo com instrumentos acústicos, materiais orgânicos, percussão corporal e vozes (algumas delas das mais doces e traquinas crianças de sempre). Para terminar o longo processo que implica a fixação musical, falta a masterização (não deve ser muito trabalhosa, a gravação é muita boa), o design e a replicação dos discos!
Apesar de sabermos que, nos dias de hoje, a maioria das pessoas recorre à internet para ouvir música, a verdade é que o nosso país é extremamente diversificado e em muitas coisas desigual. A replicação física do disco garante o acesso a este recurso, independentemente do lugar onde a escola esteja situada ou onde cada família viva. Além disso, à semelhança de um livro, ouvir música em formato digital não é a mesma coisa. Um objeto que possa ser manuseado e explorado pelas crianças, aproxima-a do mesmo, contribuindo para a curiosidade saudável natural no ser humano e que muitas vezes é esquecida ou desvalorizada.
Aprender com o Som dos Búzios é um projeto com provas dadas e é já utilizado por parte da comunidade escolar. Esperamos que seja do vosso agrado e merecedor do vosso apoio e que, juntos, possamos dar um passo em frente na divulgação das nossas tradições junto dos mais pequenos!
Desde já, o nosso obrigado!
