O projeto Fundação para os Primeiros Anos tem como objetivo reunir pais, filhos e adultos qualificados para prestar a melhor educação na primeira infância num ambiente cientificamente preparado.
PORQUÊ?
Os primeiros anos são um período crucial em que as ações podem reduzir significativamente as desigualdades sociais. Dar aos pais e a outros prestadores de cuidados primários a informação e os recursos de que necessitam para promover o desenvolvimento dos seus filhos garantirá que todas as crianças, independentemente do seu estatuto socioeconómico, tenham um início de
vida justo e equitativo. Dotar os pais e os adultos que rodeiam as crianças de conhecimentos sobre o desenvolvimento da primeira infância permite-lhes tomar decisões que terão um impacto benéfico no desenvolvimento dos seus filhos. Os pais podem desempenhar um papel mais ativo na educação e no bem-estar dos seus filhos se desenvolverem uma base sólida de conhecimentos.
OBJETIVO
Capacitar os pais e cuidadores a criar ambientes que promovam a autonomia, a curiosidade e a aprendizagem autónoma das crianças desde os primeiros anos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais abordaremos esta questão:
Demonstrações de configurações de espaços que incentivam a independência e o aprendizagem, incluindo a disposição de móveis, escolha de materiais e organização do ambiente.
Guias Montessori treinadas pela Association Montessori Internationale Online - Em parceria com as professoras especializadas na pedagogia Montessori do Atelier Montessori, desenvolveremos guias online que auxiliarão os pais na criação de ambientes
preparados nas suas casas.
Envolver as Crianças no Design: Reconhecer a importância da participação das crianças no processo de design, realizaremos workshops especiais onde pais e filhos para que possam trabalhar juntos na criação de espaços que incentivam a autonomia e a aprendizagem. Isso incentiva a co-criação e a responsabilidade partilhada pelo ambiente.

DESAFIOS
Atualmente o Atelier Montessori enfrenta certos desafios:
Recursos humanos dispendiosos (Exemplo: Em Portugal, há falta de professores e as escolas começam o ano letivo com equipas incompletas. Os serviços públicos de educação são precários e muitas vezes não têm qualidade.)
Procura muito elevada - Exemplo: Muitas famílias de países estrangeiros a viver em Portugal (algo que tem registado um enorme aumento) e as famílias locais estão desesperadamente a precisar de lugares para os seus filhos. (Recebemos todas as
semanas uma média de 6 novos contactos).
A comunidade local é muito sensível ao aumento dos preços devido ao desenvolvimento económico de Portugal (em apenas um ano, entre junho de 2023 e junho de 2022, a taxa de juro dos novos empréstimos à habitação quase triplicou, passando de 1,47% há um ano para 4,25% atualmente). Em 2023, a inflação situa-se em 5,5%.
Prevalece a ignorância sobre a importância dos primeiros anos de vida e de desenvolvimento de uma criança. O panorama educativo português é composto por instituições que não actualizam as suas ofertas de acordo com os novos desenvolvimentos da neurociência. Por outro lado, projectos sociais com pouco investimento na formação de profissionais oferecem alternativas inferiores. As famílias de todos os níveis socioeconómicos têm pouco acesso a uma base sólida de conhecimentos.
OBJETIVO DO PROJETO
Precisamos de atingir uma certa escala que nos permita responder a todos os nossos futuros e actuais formandos (e famílias) com preços razoáveis.
Fazer parcerias com outras instituições ou ter recursos para abrir novos espaços, e organizar novos eventos, aumentará a nossa presença. Acreditamos que, de acordo com a nossa missão, devemos criar oportunidades para tornar o conhecimento
acessível às famílias (temos muitas nacionalidades) e tirar partido do multiculturalismo.
O objetivo final do projeto Early Years Foundation é inspirar um movimento de pais, avós e professores bem informados que valorizem o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças. A iniciativa espera ter um efeito duradouro nas famílias, nas comunidades e na sociedade em geral, cultivando um ambiente amigável e oferecendo ferramentas úteis.

Daniela Regra
Primeira Infância - Chegar à grande procura
Agradecemos imenso o tempo que dedicam a avaliar este projeto. Sabemos que o vosso apoio equipará os alicerces de um processo prático in situ sobre a primeira infância em Portugal, representando a vossa dedicação em influenciar o futuro, apoiando as nossas crianças nos seus anos de formação. Juntos, podemos criar mudanças sustentáveis.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários