O nosso desejo é a angariação de fundos para a aquisição de uma Carrinha com 9 lugares.
Adquirir uma viatura é de extrema importância para podermos continuar a dar resposta às necessidades dos jovens que frequentam a nossa instituição, nomeadamente o "Clube Juvenil".
Para quem não conhece o "Clube Juvenil" acolhe diariamente Jovens /adultos com mais de 18 anos de idade que não estejam sujeitos ao regime da escolaridade obrigatória e onde são trabalhados aspetos sociais e cognitivos capacitando-os para a autonomia através de atividades de vida diária e/ou quando se justifica, a inserção no mercado de trabalho. A viatura tem como objetivo servir para o transporte casa/instituição, assim como, dar a possibilidade a estes jovens de poderem fazer mais saídas ao exterior, passear e permitir que tenham mais contato com o exterior e assim, conhecer mais realidades.
Queremos muito fazer a diferença com estes jovens, queremos proporcionar-lhes experiências novas, o contato com a natureza, uma ida à praia são momentos que para alguns deles não são assim tão comuns.
Quem ajuda o próximo não está apenas a ajudar uma pessoa, está a construir um mundo melhor!
Ajude-nos a construir este mundo melhor...
Sobre o promotor
A APPDA - Algarve (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, Reg. no. 76/07, Fls 64 e 64 verso do Livro no. 13 das Associações de Solidariedade Social, publicado no Diário da República, Série III, no. 196/2006, de 11 de outubro de 2006, fundada em 2006 por um grupo de pais que consideraram indispensável a constituição de uma Associação que promova o desenvolvimento, a educação, a integração social e a participação na vida ativa das pessoas com PDA, no Distrito de Faro.
No dia 9 de novembro de 2017, a APPDA-Algarve constituiu-se como uma ONGPD (Organização não governamental das pessoas com deficiência) de âmbito local (registo nº 223/2017 - INR. IP.) em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 106/2013 de 30 de julho e na Portaria nº7/2014 de 13 de janeiro.
A APPDA-Algarve tem como missão a criação de um projeto de vida com qualidade e dignidade para as pessoas com perturbações do desenvolvimento e suas famílias. Pretendemos promover e defender os seus direitos, de forma a tornar a sociedade mais consciente da solidariedade inclusiva e da cidadania ativa, e colaborar com instituições congéneres, portuguesas ou estrangeiras e outras organizações ou instituições na defesa dos direitos das pessoas com PDA (Perturbações do Desenvolvimento e Autismo).
A APPDA Algarve tem como valores o respeito pela diferença e dignidade das pessoas com perturbações do desenvolvimento, a inclusão, a não discriminação, a solidariedade e o associativismo.
A Associação respeita e dissemina os princípios referentes à dignidade e aos direitos das pessoas com deficiência e das pessoas com elas significativamente relacionadas, nomeadamente os que se encontram consagrados na Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e ratificada por Portugal, na Carta para as Pessoas com Autismo, aprovada no Congresso de AutismEurope e adotada pelo Parlamento Europeu sob a forma de Declaração e na Constituição da República Portuguesa.
Na APPDA - Algarve são várias as terapias que temos disponíveis:
- Psicologia Clínica e Educacional;
- Musicoterapia;
- Terapia da Fala;
- Terapia Ocupacional;
- Psicomotricidade;
- Hipnoterapia;
- Terapia Assistida por Animais;
- Clube JUvenil.
A Banda Pop-Rock da APPDA-Algarve denominada “Autisicos” foi fundada oficialmente no dia 14 de Outubro de 2014 e nasceu como forma de impulsionar o trabalho terapêutico iniciado nas sessões de musicoterapia com os objetivos de: abrir portas na comunicação/socialização; como forma de estimulação emocional/psicológica, do movimento e da linguagem; e para a promoção do bem-estar e qualidade de vida.