Kitchen Dates: zero-waste na cozinha

02
Set
2019

A campanha de sucesso Kitchen Dates partilhou connosco a sua experiência com o crowdfunding. Esperamos que tenham ainda mais êxito com o seu restaurante sem caixote do lixo!

A nossa campanha de crowdfunding deixou-nos muito, muito satisfeitos. Ver tanta gente contribuir para tornar realidade um sonho nosso é algo verdadeiramente gratificante, que nos dá ainda mais força para encarar os desafios que temos pela frente. Abrir um restaurante sem caixote do lixo traz obstáculos um pouco invulgares, mas estamos prontos para pôr todos os nossos princípios em prática e mostrar que de facto é possível alcançar o desperdício zero.

No arranque da campanha decidimos organizar um evento que serviu não só para lançar a angariação de fundos, mas também para partilhar a notícia da abertura. Até então ainda não tínhamos tornado pública esta novidade e achámos que faria todo o sentido juntar as duas coisas, pois teria um impacto redobrado. Este evento atraiu amigos, família, pessoas que já tinham estado em eventos nossos e provado a nossa comida, seguidores nossos nas redes sociais e até meros curiosos que tinham sabido do evento e decidiram aparecer para descobrir do que se tratava.

Depois desse primeiro dia, usámos os nossos canais mais comuns de comunicação: a newsletter, o Instagram e o Facebook. Também fomos convidados a estar presentes em alguns programas de televisão e fomos notícia em jornais impressos e online. Pela dimensão que já tinha, o Instagram acabou por ser o canal mais importante.

O maior desafio, para nós, foi mesmo a gestão das recompensas. Tivemos pessoas a contribuir com um valor fora dos que estavam pré-definidos e ainda estamos a organizar toda a lista de apoios para garantir que toda a gente receberá a recompensa que queria mesmo ter.

O vídeo teve um grande impacto na divulgação da campanha. Por um lado, foi com a exibição do vídeo – durante o evento que organizámos – que revelámos a grande novidade. Por outro lado, a força do storytelling do vídeo torna a transmissão da mensagem mais eficaz e poderosa.

Sem dúvida que o mais surpreendente foi ver pessoas que (ainda) não conhecemos, pelo menos pessoalmente, contribuir muito generosamente para a campanha. Para nós é uma prova de que confiam mesmo no nosso trabalho e no impacto que poderemos ter.

Da nossa perspectiva, o facto de as recompensas associadas estarem sempre associadas a lugares em eventos nossos ou produtos tornou o apoio à campanha ainda mais apelativo. Não queríamos, no entanto, que fosse apenas uma pré-venda de produtos ou serviços. E por isso associámos, em todos os patamares, recompensas mais simbólicas que também façam com que as pessoas se sintam parte daquilo que estamos a construir. No limite, o espaço será tão nosso quanto delas.

A nossa experiência com a campanha não foi nada stressante nem nos deixou a pensar que devíamos ter feito as coisas de outra forma. Sabemos que poderíamos ter sido mais insistentes na divulgação, para angariar um valor mais elevado, mas estamos tranquilos com o resultado final e com tudo o que fizemos durante a campanha para passar a nossa mensagem e estimular a discussão sobre os temas que mais nos preocupam: sustentabilidade e alimentação saudável.