Livro de BD – Nova Geração de Designers

Livro de BD – Nova Geração de Designers

Uma perspetiva contemporânea do ensino de Design em Portugal. Um livro que pode servir de ponte para início de novos diálogos e questões importantes para o futuro do ensino do d...

  • 1662

    angariado

    97% de 1 700€

    75 apoiantes

  • 39 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 09/08/2019 e só será financiada se angariar um mínimo de 1 700€ até 01/10/2019 - 18:00

Uma perspetiva contemporânea do ensino de Design em Portugal. Um livro que pode servir de ponte para início de novos diálogos e questões importantes para o futuro do ensino do design e do próprio Design português!

Desde pequena que sonhei em publicar um livro, mas até há bem pouco tempo não pensei que fosse um livro de BD...! Logo que entrei na faculdade soube que a minha parte favorita do curso de Design de Comunicação seria poder realizar um projeto pessoal no último ano — e eis o resultado!

Partindo da experiência pessoal e ao tentar compreender os restantes modos de aprendizagem do Design em Portugal, saí em busca dos contextos, valores, métodos, práticas e conheci outros colegas designers ao longo do país que me ajudaram a mapear o que poderá vir a ser A Nova Geração de Designers (em Portugal).

O que se pode realmente ler neste livro, para além de um estudo antropológico com registo jornalístico/diarístico e em formato banda-desenhada, é a viagem de investigação de uma estudante-quase-designer que, ao tentar dar voz às mais variadas experiências dos seus semelhantes, se vai encontrando a si mesma, procurando um futuro comum nos sonhos e medos de cada um. Tudo isto em desenhos lineares a grafite, da visão de uma personagem com olhar analítico (e crítico!) sobre o contexto do ensino do design em Portugal.

Depois de realizar este projeto – em forma de livro – penso que o seu valor só se concretizará se for lido e partilhado com o maior número de pessoas! É um livro que conta uma pequena parte do momento presente mas que pode dar início a mais conversas e diálogos sobre o ensino do design em Portugal, e que certamente serão importantes para o futuro do Design português.

Editar um livro sozinha sem saber se conseguiria vender todos os exemplares seria realmente difícil e dispendioso para mim. Mas ao realizar um crowdfunding sinto-me bem acompanhada durante toda a jornada de produção e sei que todos os livros impressos terão uma prateleira, estante ou mesa de cabeceira em casa de cada leitor :)

Detalhes do Livro

Dimensões: 18,5 x 22,5cm
112 páginas
interior a preto e branco
capa: cor direta (será ligeiramente diferente do exemplar nas fotografias, mas será azul)

 

interior

Sobre o promotor

O meu nome é Beatriz Costa, mas podem chamar-me "biakosta": Kosta com K, como o meu pai costumava assinar os seus trabalhos artísticos, e BIA... bem, está se mesmo a ver porquê.

Nasci em Coimbra, onde ainda vivo com a minha família (aos fins de semana) e em 2015 mudei-me para o Porto para estudar Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes (FBAUP). Em 2017 tive a oportunidade de estudar na Academia de Belas Artes de Cracóvia (através do programa Erasmus+) e foi lá que percebi o meu gosto por ilustração, animação e banda-desenhada!

Desde pequena que gosto de escrever histórias e desenhar. A juntar a isso, gosto de me envolver na comunidade onde me insiro, ser parte ativa da sociedade e contribuir para um mundo melhor – e agora, mais do que nunca, sei que a melhor maneira de o fazer é saber comunicar e contar histórias através do desenho e da escrita :)

Orçamento e Calendarização

Estou a planear fazer uma edição de 100 exemplares do livro, mas se houver mais de 100 apoiantes a querer comprar o livro, mando imprimir mais – e assim, os custos de produção diminuem e posso esmerar-me mais nas recompensas! :)

CALENDÁRIO

início de agosto até final de setembro

  1. divulgar, divulgar, divulgar
  2. finalização da conclusão e ficha técnica no livro
  3. revisão do livro
  4. preparação de recompensas (se chegar a 50% do objetivo)
  5. contactos, orçamentos, etc.
  6. angariar apoiantes até à meta!

(Quem quiser pode acompanhar desenhos e outras partes do processo no meu instagram!)

1 a 15 de outubro:

  1. fim da campanha no PPL (com +100% do objetivo, espero eu!)
  2. pedir ISBN* (assim que atingir a meta ou alguns dias antes)
  3. pedir orçamentos a várias gráficas com o número total de exemplares (100 ou mais)

 

15 a 31 de outubro:

  1. testes de impressão do livro
  2. produção do livro
  3. produção das recompensas
  4. preparar tudo para oferecer aos apoiantes

 

entre 1 e 15 de novembro

  • FESTA de Lançamento! (local e data ainda a decidir) :-)

 

até 15 de novembro

  • envio do Livro + recompensas aos apoiantes (a quem não conseguir entregar em mãos) via CTT :)

 

ORÇAMENTO

  • pedido de ISBN* = 49,20€
  • testes de impressão – até 50€
  • impressão de 100 exemplares ~ 900€
  • envios por CTT (correio registado) = 2,35€ cada livro (235€ por 100 exemplares)
  • comissões PPL** (7,5%+IVA) = 156,82€
  • totebag ~ 4,80€/cada
  • pack de stickers ~ 2€
  • envelope = 0,20€ (100 envelopes = 20€)
  • o restante dinheiro será gasto na Festa de Lançamento!

 

*ISBN:  International Standard Book Number, é um número que identifica o livro em qualquer biblioteca do mundo; terei também de enviar um exemplar para a Biblioteca Nacional onde ficará para arquivo.

**comissões PPL: Estas são as taxas que terei de pagar para poder realizar esta campanha no PPL. Do valor que receber, 5% + IVA é para a própria plataforma PPL e 2.5% + IVA serão para cobrir as comissões dos parceiros de pagamento (PayPal, Referências Multibanco, etc.)

Sáb, 24/08/2019 - 15:22

Qua, 14/08/2019 - 20:54

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Sáb, 10/08/2019 - 10:59

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

09/08/2019

75 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 60
    novos apoiantes

  • 15
    apoiantes recorrentes

  • 1
    apoiante anónimo

Conhece quem está a tornar este sonho realidade