542 000 crianças têm Diabetes tipo 1, uma doença crónica insulino-dependente. Dada a faixa etária, dependem também de um adulto para realizar todas as actividades que a doença acarreta. Queremos mudar isto! Com a tua ajuda, podemos fazê-lo!
Queremos mudar a vivência das crianças e jovens com Diabetes Mellitus tipo 1.
Queremos aumentar a independência dos mesmos no que diz respeito à gestão da doença, queremos promover um melhor controlo e adaptação de modo a prevenir complicações. Queremos mudar o Sistema Nacional de Saúde ao permitir uma vigilância constante dos profissionais de saúde dos dados inseridos na aplicação e evitar enúmeras consultas de rotina. Mas mais importante que tudo, precisamos de providenciar a estas crianças e jovens o empoderamento e capacidade de autocuidado a que têm direito.
A rotina de uma pessoa com diabetes após ser diagnosticada muda de um momento para o outro. É necessário medir constantemente os valores da glicémia, registar e mostrá-lo numa posterior consulta; ter cuidado com a alimentação; saber a quantidade de hidratos de carbono cada vez que come; saber fazer as conversões para as doses de insulina a administrar. Uma criança tem autonomia para fazer isto de imediato? Torna-se dependente de terceiros e não tem capacidade tanto para se adaptar como para controlar algo que faz parte de si.
E se fosse um amigo teu, irmão, primo, filho, sobrinho ou neto? Serias capaz de o ver viver com limitações que na verdade têm solução? E se fosses tu? Como lidarias com tudo isto?
COMO CONTORNAR A SITUAÇÃO?
A GlicoDiary é uma aplicação de telemóvel gratuita. Esta irá permitir o registo de todos os valores de glicémia ao longo do dia, que serão automaticamente transferidos para o profissional de saúde que acompanha o diabético. Dado um valor fora do normal, um alerta será emitido tanto para o médico como para os pais, com opção de chamar uma ambulância.

A aplicação
Terá também a vertente de indicar os hidratos de carbono ingeridos; juntamente com o valor da glicémia medido no momento pela pessoa e, de acordo com o esquema de insulina estabelecido pelo médico, dirá a dose de insulina a administrar.
SIM, TENS UM PAPEL IMPORTANTE:
Temos os profissionais de saúde e o empenho para atingir o pretendido. Mas precisamos da tua ajuda para tornar isto possível e integrar na equipa um engenheiro informático e um designer, pois sem eles nada será possível!