Estamos prontos para combater o desperdício de banana na Ilha Terceira! E tu? Somos uma startup social e criámos uma solução sustentável para evitar o desperdício de banana gerado todos os anos. Esta solução é a Bananika, uma bebida de banana refrescante, gaseificada com cerca de 6% de álcool.
Queres ajudar-nos com uma questão ambiental, criando, simultaneamente, uma fonte de rendimento mais segura para os agricultores locais?
Somos a “Bananika”, uma startup social sediada na ilha Terceira (Açores). A ideia de criar uma bebida de banana gaseificada e alcoólica origina da identificação de três problemas. Estes são:
1) Por um lado, existe um grande problema de excesso de produção de bananas. Os produtores dos Açores não encontraram soluções pertinentes para comercializar o seu produto - todos os verões, com o aumento das temperaturas, a produção aumenta drasticamente gerando uma oferta que supera, em muito, a procura. O resultado é o desperdício de bananas em grandes quantidades, uma vez que a produção não tem a possibilidade de entrar em qualquer circuito comercial.
2) Há outro fator que destaca a importância deste produto. Pode-se observar, no que toca a bebidas alcoólicas, existe um segmento de mercado “esquecido” em Portugal que anseia por bebidas alcoólicas fáceis de beber e doces. De facto, o boom de sidras de maçã no mercado de bebidas em Portugal nos últimos anos prova justamente esse facto - as cidras estão no top 3 dos “Fast Moving Consumer Goods” em Portugal.
3) Além disso, os produtores também perdem um número elevado de bananas cujo calibre não corresponde às exigências do mercado. Assim, a produção de banana regional de elevada qualidade, acaba por ser, em grande parte, desperdiçada. Estimamos serem mais de 100 toneladas por ano, apenas na Terceira. Também é relevante referir que a produção de um quilo de banana usa 793 litros de água!
A Bananika é uma bebida inovadora e, por oferecer uma solução para esses problemas, sustentável. Ao criar uma bebida de banana fermentada, podemos transformar a imensa quantidade de desperdício gerada, num produto de valor acrescentado com uma prazo de validade prolongado. Esta bebida abre uma nova hipótese para os produtores açorianos de banana lidarem com a sua sobreprodução.
O produto
- Bebida baseada na fermentação de bananas
- Bebida refrescante, gaseificada, fácil de beber
- Ligeiramente doce com um leve aroma frutado de banana
- 6 % de álcool
Milestones
- Dois anos de desenvolvimento de um protótipo
- Marca registrada
- Temos o edifício da fábrica construído e licenciado (HACCP / NCV)
- Planeamento técnico da planta de produção
Sobre o promotor
A ideia da startup social Bananika veio das mãos de Tibério Barbeito e Leon Biermann, os dois jovens empreendedores com a paixão e vontade de fazer a mudança. Quando se conheceram em janeiro de 2018, na ilha Terceira, descobriram a sua paixão mútua pela apicultura e agricultura, que criou a base da sua amizade. No mesmo mês, a StartUp Angra, em colaboração com a Beta-i, organizou o evento "Ready to Start Angra - StartUp Angra" e ambos decidiram que era o momento perfeito para participar com o projeto Bananika. Durante o evento, eles criaram um modelo de negócios para o Bananika. O know-how de Tibério na produção de banana e fermentação com mais de 2 anos de testes, juntamente com os insights de negócios de Leon, permitiram que eles convencessem o Júri do evento e vencessem a edição de "Ready to Start Angra". Este sucesso deu-lhes motivação para colocar a ideia em ação.
Tibério tem 31 anos e é formado na área de Vendas. Tem uma forte inclinação para o empreendedorismo. Além de ser produtor de banana, lançou em 2012 a Quinta dos Cedros. Neste projecto, procedeu à reestruturação do terreno, plantando diferentes tipos de fruta, alguns deles não produzidos até então a essa escala na ilha. Desta forma, foi apresentando desde sempre um lado muito pioneiro e com grande capacidade de avançar para a execução de projetos com longevidade. A nível artesanal, sempre se concentrou no desenvolvimento de produtos que transformassem frutas num estado já não favorável à comercialização.
Leon tem 28 anos e sempre teve uma conexão muito forte ligada a agricultura. Em 2009, ele começou a se envolver em associações de apicultores na Alemanha e aprender sobre esse tema. Em 2011, durante um ano de voluntariado, ele construiu um projeto de microcrédito voltado para a apicultura nas áreas rurais de Buea, em Camarões - em colaboração com a GIZ (Organização Alemã para a Cooperação Internacional) e a organização local FORUDEF. Entre 2013-2015 trabalhou várias vezes na empresa de La Douceur Angevine em Longué-Jumelles (França), trabalhando na produção e distribuição local de produtos lácteos. Actualmente está a escrever a sua tese de Mestrado em Business sobre a Bananika na Católica Lisbon School of Business & Economics.
Caso tenhas alguma pergunta ou sugestão, ficaremos felizes e agradecidos de entrares em contato conosco:
info.bananika@gmail.com
fb.com/bananikaportugal
Orçamento e Calendarização
Esta campanha de crowdfunding tem como objetivo construir a primeira planta (fábrica) de produção profissional que nos permite controlar todos os parâmetros de fermentação e produzir uma bebida estável e de alta qualidade. A planta de produção pode produzir cerca de 1200 litros de Bananika por mês ou cerca de 3600 garrafas (0,33 l). A capacidade pode ser facilmente aumentada apenas adicionando mais tanques de fermentação. O custo para esta planta de produção é de 17.195 €.
Item
|
Valor
|
Equipamento principal (Termostato de circulação, Depósito de maduração 500l,
Depósito de maceração e fermentação 500l, Filtro, Máquina de enchimento semi-automatica etc.)
|
11.640 €
|
Equipamento Laboratorio (Refratómetro, Medidor de pH, Loiça de laboratório etc.)
|
1.050 €
|
Transporte, Montagem, Reserva (10%)
|
2.919 €
|
Subtotal
|
15.609 €
|
Taxa PPL
|
1.586 €
|
Total
|
17.195 €
|
Calendarização
Novembro 2019
|
Instalação primeira planta de producao, que permite a produção de uma bebida que, a partir de sua estabilidade, atenda às exigências do mercado
|
Junho 2019
|
Implementar uma estratégia de marketing digital para a promoção em Portugal – acesso aos vales de incubação e para marketing digital para startups açorianas
|
Janeiro 2020
|
Venda de produtos Bananika em Restaurantes Regionais nos Açores
|
Fevereiro 2020
|
Evento lançamento em Lisboa
|
Fevereiro 2020
|
Fornecer bares e food trucks selecionados em Lisboa e Porto
|
Setembro 2020
|
Análise crítica do feedback do consumidor
|
Novembro 2020
|
Construção de uma fábrica de grande scala
|
A Bananika foi selecionada como um dos 3 finalistas do desafio de Empreendedorismo Social BET24 da BET Ventures, um evento que reúne empresários de diversas áreas. O vencedor desta competição será determinado com base no maior valor arrecadado nesta campanha de crowdfunding e receberá um prémio de € 2000.
Com o teu apoio, podemos ser os vencedores deste prémio e começar a produzir Bananika!