Vamos dar um Abrigo aos Burros
A Associação Ecológica e Cultural Peña Mourisca atua na área da preservação do património natural e da biodiversidade. Neste âmbito, insere-se a preservação da raça asinina de Miranda.
Foi-nos cedido um terreno baldio e agora é urgente vedá-lo e construir o Abrigo para os Burros. Este é o primeiro passo e o valor desta campanha destina-se a este fim. O montante em excesso destinar-se-á à aquisição de alimentação para os Burros e plantação de culturas para sua alimentação.
Um Burro da vizinhança
Sobre o promotor
A Associação Ecológica e Cultural da Peña Mourisca, é uma associação sem fins lucrativos, criada em Outubro de 2018. Tem como finalidade promover atividades culturais e de educação ecológica que permitam a recolha, preservação e divulgação do património cultural local, partilha de aprendizagens intergeracionais e modos de vida sustentável em conexão com a natureza.
Estamos localizados numa zona territorial interior, num espaço de montanha, com um rico património cultural e natural (fauna e flora), do qual, a titulo de exemplo, podemos destacar a Estação da Biodiversidade de Carrazedo (Sítio Natura 2000 Montesinho-Nogueira), que conta com mais de 50% das espécies de borboletas diurnas existentes em Portugal; a mancha florestal de carvalhos da Serra da Nogueira, considerada a mais extensa de Portugal e o antigo traçado da via XVII feita pelo romanos e que ligava Portugal e Espanha.
O núcleo principal desta Associação, deixou a capital e veio estabelecer-se na aldeia de Carrazedo. Enveredou por um estilo de vida mais próximo da terra, criou a Associação e pretende contribuir para a redução da desertificação no interior do país, criar novas oportunidades e valorizar o património natural e local. Neste âmbito se insere a âmbição de contribuir para a preservação da raça asinina de Miranda e, para esse fim, a construção de um Abrigo para Burros.
A equipa técnica é constituída por 7 elementos com formação e experiência nas seguintes áreas: Design em Permacultura, engenharia de produção agrícola, arquitetura paisagística, Micologia, Agricultura Biológica, Agricultura Sintrópica, Agrofloresta, Educação de Infância, Yoga, Sociologia, Aromaterapia, Naturoterapia,Teatro, Fotografia, Informática. A equipa organiza o seu trabalho numa perspetiva cooperativa, desde a concepção à realização dos projetos, partilhando responsabilidades e tarefas ao nível da organização, consultoria e execução.
O núcleo de intervenção direta no AbrigóBurro é constituído por Rute Moura e João Vasco Henriques, residentes em Carrazedo e membros da Associação.
A equipa de implementação do Abrigo
Orçamento e Calendarização
Compra de materiais para a construção da vedação para terreno com cerca de 1 hectar e construção de abrigo para os burros = 1500 euros.
Comissões da Plataforma PPL = 138,88 euros
A colocação da vedação está prevista para a segunda quinzena de Junho de 2018. A construção do abrigo está programada para o mês de Julho de 2019.
Inspiração para Abrigo a construir
Peña Mourisca
AbrigóBurro
É com enorme agrado que vos agradecemos o contributo que generosamente ofereceram a esta Campanha. Sem o vosso apoio não teria sido possível iniciarmos esta primeira fase de um projeto muito querido para nós.
Dar um casa aos burros que necessitam de abrigo e contribuir para a preservação da espécie asinina (nomeadamente a mirandesa) que está em vias de extinção, é o que nos propomos fazer com o envolvimento de todos os que, tal como vós, têm a mesma vontade.
Iremos dando notícias, acompanhem-nos no facebook!
Gratidão. Um bem-haja a todos.
Rute Moura e João Vasco Henriques
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários