Seja o que Eu quiser

Seja o que Eu quiser

Curta-Metragem Académica | Um menino acredita que consegue atrasar o que não entende nem controla: a doença da irmã.

  • 130

    angariado

    13% de 1 000€

    6 apoiantes

  • 42 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 14/01/2026 e só será financiada se angariar um mínimo de 1 000€ até 02/03/2026 - 18:00

Curta-Metragem Académica | Um menino acredita que consegue atrasar o que não entende nem controla: a doença da irmã.

SINOPSE

José, um rapaz de nove anos, acredita que crianças que perdem o cabelo vão morrer. Quando descobre que a sua irmã mais velha, recentemente diagnosticada com um cancro, tem de rapar o cabelo, José vê-se obrigado a confrontar a sua crença e a compreender o impacto que a doença tem na sua pessoa preferida.

 

SOBRE O PROJETO

Seja o que Eu quiser é um curta-metragem realizada no âmbito do projeto final de Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Cinema de Ficção, da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD). A narrativa explora o impacto da doença oncológica nas relações familiares, segundo a perspetiva de uma criança sobre o significado de ver a sua irmã rapar o cabelo. Embora se insira no género de ficção, o filme é inspirado em acontecimentos reais da vida do realizador, o que lhe confere um carácter intimista e uma forte carga emocional.

Sobre o promotor

A equipa do Seja o que Eu quiser é composta por alunos (e amigos) da ESMAD, resultando em uma equipa de apaixonados e profissionais do Cinema e Audiovisual. Esta curta-metragem é o Projeto Final de Mestrado de Luís Miguel Rocha (argumentista e realizador), Matias Pires (Diretor de Fotografia), Erik Ittermann (Diretor de Arte) e Francisco Sousa (Diretor de Som). 

 

Luís Miguel Rocha é mestrando em Cinema e Fotografia - Especialização em Ficção, na ESMAD e licenciou-se em Cinema pela Universidade da Beira Interior, em 2021. Durante o percurso académico, realizou a curta-metragem documental À Luz das Impressões, desenvolveu o projeto experimental DOTS MADNESS e participou na curta-metragem de ficção Não Sei o Que Fazer com as Mãos como coargumentista e assistente de realização. Todos estes trabalhos foram exibidos em vários festivais e mostras de Cinema em Portugal. No primeiro ano do mestrado, consolidou conhecimentos e experiência nas áreas da montagem e assistência de realização, através da curta-metragem Uma Pessoa Assim. Atualmente, através do projeto Seja o que Eu quiser pretende dedicar-se às áreas de argumento e realização. O drama humano e as relações estabelecidas entre personagens complexas têm sido domínios de maior interesse.

 

A EQUIPA (até ao momento)

Argumento e Realização: Luís Miguel Rocha

Direção de Fotografia: Matias Pires

Direção de Arte: Erik Ittermann

Direção de Som: Francisco Sousa

Direção de Produção: Gabriela Morais

Produção: Marta Delgado

Assistente de Realização: Joana Valente

Designer: Diogo Cerqueira

 

Chefes de Departamento

Orçamento e Calendarização

Produzir um filme é um processo exigente e dispendioso, no qual o apoio financeiro assume um papel determinante para a concretização do projeto. No caso de um projeto académico, esse apoio torna-se ainda mais relevante, uma vez que os recursos disponíveis são naturalmente mais limitados. Sendo assim, contributos dados ao nosso projeto permitem garantir condições de trabalho seguras, profissionais e adequadas a todas as fases da produção. Qualquer forma de apoio, seja financeiro ou material, tem um impacto direto na viabilização do filme e na qualidade do resultado final, tornando-se essencial para que este projeto possa ganhar vida.

 

Distribuição do Orçamento

Como forma de te agradecer por apoiares o nosso filme, temos recompensas para te oferecer!

Se não puderes contribuir de forma monetária, existem outras formas de apoiar este projeto.

Segue-nos nas redes sociais e partilha com os teus amigos e família. Toda a ajuda faz a diferença!

Ajuda-nos a realizar este filme. Contamos contigo!

 

Ter, 20/01/2026 - 12:19

Seg, 19/01/2026 - 14:07

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Dom, 18/01/2026 - 23:13

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

14/01/2026

6 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 6
    novos apoiantes

  • 0
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade