Bombeiros equipados, bombeiros preparados
Reconstruir a Região Centro Juntos!

Bombeiros equipados, bombeiros preparados

O objetivo é dotar os Bombeiros Voluntários de Coimbra, com equipamentos para intervir em cenários extremos como os que vivemos recentemente. Proteger os nossos bombeiros e ad...

  • 200

    angariado

    1% de 34 970€

    7 apoiantes

  • 62 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 07/05/2026 e só será financiada se angariar um mínimo de 34 970€ até 04/08/2026 - 18:00

O objetivo é dotar os Bombeiros Voluntários de Coimbra, com equipamentos para intervir em cenários extremos como os que vivemos recentemente. Proteger os nossos bombeiros e adquirir recursos materiais para estes cenários é uma necessidade.

Os Bombeiros Voluntários de Coimbra, deram resposta a mais de 250 ocorrências, durante a tempestade Kristin, e nos eventos que se seguiram.

As ocorrências com mais incidência no nosso município, foram das mais diversas tipologias, nomeadamente: queda de árvores e estruturas, movimentos de massa, cheias e inundações, entre outras. Capacitar os Bombeiros com equipamentos para dar resposta a este tipo de intervenção é uma necessidade, não só pela especificidade das ocorrências, mas também pelo aumento destes fenómenos climatéricos extremos, onde a resposta imediata na intervenção junto da população fica limitada devido à falta de recursos técnicos. 

Sobre o promotor

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra, é uma instituição de utilidade pública, que vive da ajuda da sociedade e da prestação de serviços. Em 2025 demos resposta a cerca de 8000 ocorrências. 

Temos um Corpo de Bomberios com 82 operacionais, sendo que 23 têm vinculo profissional. Temos algumas carências de recursos materiais, e o comboio de tempestades veio confirmar isso. Estivemos a braços que inúmeras ocorrências, em que a limitação de equipamentos limitou a célere resposta, nomeadamente no âmbito das cheias e inundações, bem como na estabilização de estruturas e taludes.

Somos uma intituição com 137 anos de atividade, respeitada e reconhecida pela nossa cidade.

Somos uma instituição fundamental no sistema de proteção civil.

Orçamento e Calendarização

O orçamento apresentado visa equipar o nosso corpo de bombeiros com equipamentos específicos para intervenção em situações de meteorologia adversa.

Nele está vertido um investimento de 34968,61, sendo que 1979.61 reflete impostos.

Após a adjudcação, o prazo de entrega dos equipamentos está previsto até 60 dias.

Qui, 04/06/2026 - 17:34

Qui, 14/05/2026 - 10:24

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

07/05/2026

7 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 6
    novos apoiantes

  • 1
    apoiante recorrente

  • 3
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade