Este álbum celebra em música a consolidação da Liberdade e Democracia em Portugal
A arte é a expressão maior de celebração e registo dos grandes momentos da história.
Com este álbum 50 Anos de Liberdade e Democracia em Portugal, da Associação Musical Lisboa Cantat, pretendemos celebrar o momento mais marcante da história recente de Portugal: a Revolução do 25 de Abril de 1974 e a consolidação da Liberdade e da Democracia no nosso país. Através da música coral e de testemunhos únicos, celebramos assim e registamos para as gerações vindouras os valores que moldaram a nossa sociedade e a nossa identidade coletiva.
A ideia foi de juntar algumas canções que fossem alusivas à época, ao período que antecedeu e sucedeu ao 25 de Abril. Inspirámo-nos no 8º caderno de Fernando Lopes-Graça, que é um caderno menos divulgado, juntando depois quatro canções de Zeca Afonso harmonizadas por Alfredo Teixeira. Juntámos também algumas canções regionais portuguesas por terem alguma simbologia política e a mensagem que transmitem vai ao encontro da ideia da revolução e do período que se seguiu até à consolidação da Democracia.
Gostaríamos de vos desafiar a colaborar connosco neste crowdfunding de maneira que nós possamos concluir este projecto, e, no final, nos possam ouvir a cantar este repertório e sentir a enorme força que estas canções têm ainda hoje.
O seu apoio será fundamental!
Sobre o promotor

Coro de Câmara Lisboa Cantat
Somos uma Associação Cultural sem fins lucrativos dedicada à interpretação de música coral.
A nossa discografia conta com cinco volumes da coleção Compositores Portugueses séc XX/XXI já editados, assim como dois albuns duplos dedicados exclusivamente à música coral à cappella de Fernando Lopes Graça.
Para além destas edições que são os projectos da Associação Musical Lisboa Cantat destacamos a gravação da estreia mundial do Requiem à Memória de Passos Manuel, de Eurico Carrapatoso, e em colaboração com os Segreis de Lisboa, a Missa e Responsórios de Carlos Seixas.
Destacamos ainda a gravação de um DVD, para a RTP, com o concerto de inauguração do restauro dos seis Órgãos da Real Basílica de Mafra, com a colaboração do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, por ocasião do prémio de conservação Europa Nostra Award 2012.
Orçamento e Calendarização
O projecto conta com as seguintes fases:
- A gravação em estúdio com o Coro de Câmara que decorreu em outubro de 2024.
- Edição e masterização que decorrem até final de Março de 2025.
- Lançamento do CD com a presença de compositores e várias individualidades ligadas à música e à área social, no final de Abril.
- A distribuição será feita online em redes como o Spotify.
- Optámos por produzir também uma pequena edição em suporte de CD físico.
A campanha pretende angariar apoios para financiar parte dos custos de produção desta edição discográfica no valor de 3500€, que corresponde a cerca de 40% do custo total do projecto.