O Bô energia pretende sensibilizar e capacitar a população local para o aproveitamento das energias renováveis. Neste sentido, tem como objetivo testar a viabilidade da produção de briquetes de serradura como substituto ao carvão.
O Bô Energia surgiu no âmbito do projeto Spirit’16 promovido pela WACT- We are Changing Together, organização não-governamental para o desenvolvimento.
Estima-se que em São Tomé a lenha e o carvão representam cerca de 66% de energia consumida na cozinha da maior parte da população, principalmente nas comunidades rurais. Este facto contribui para uma elevada taxa de emissão de CO2 acompanhada da desertificação e degradação dos solos. Paralelamente, a serradura foi identificada como sendo um dos grandes resíduos produzidos na ilha, num total de 6,5%.
A grande percentagem de desperdício de serradura pode tornar viável a sua utilização na construção de briquetes de biomassa como alternativa à utilização de carvão.
Com este projeto esperamos expor aos santomenses os benefícios da utilização de fontes energéticas renováveis e consequentemente verificar uma diminuição significativa na produção e consumo de carvão vegetal.
Para que São Tomé não perca a sua vida vamos criar uma nova energia … a Bô Energia!