O projecto quer continuar a apoiar as áreas da Surdez e da Cegueira. Regressaremos a São Tomé por 3 semanas para desenvolver uma Formação de capacitação de formadores e uma Formação em orientação e mobilidade com recurso a bengala branca.
Perante os resultados obtidos em 2015, podemos referir que a implementação do projeto em terreno foi de acordo com o planeado, tanto em relação aos participantes atingidos como em relação à pertinência dos objetivos do projeto, já que, segundo o Presidente da ACASTEP em 2015, Senhor Apolinário Davide em entrevista à TVS (Entrevistas dadas à Televisão de São Tomé no decorrer das atividades desenvolvidas pelo DOIS SENTIDOS), “se perdes a visão tens de te adaptar a um novo mundo. Esta formação trouxe uma luz, já somos mais independentes”, ou então, nas palavras do Professor Avelino Santo - Diretor da Associação de Surdos de Bom Bom, “esta formação veio dar-nos uma contribuição muito grande (…). Utilizaram a pedagogia surda e os formandos conseguiram aprender (…).”
Não teríamos atingido os nossos objetivos se não tivéssemos aderido à campanha do PPL. Por este meio tornou-se mais fácil chegar a todos e conseguir receber o apoio que necessitávamos e por isso não hesitámos em voltar a utilizar este canal como meio de captação de apoio para a Fase II do DOIS SENTIDOS. O nosso trabalho em 2015 não chegou ao fim, por isso queremos continuar a promover o Autoconceito e a Autonomia das crianças, jovens e adultos com Surdez e com Cegueira de São Tomé e para tal precisamos, mais uma vez, da ajuda de todos.
Fim da formação com o grupo de formandos surdos
claudmoura
Agradecimento
A todos os amigos apoiantes do Dois Sentidos Fase II
Chegámos hoje ao fim da nossa campanha PPL para a qual contribuíram. Não atingimos os objectivos /metas de contribuições necessárias e por isso o PPL irá aconselhar a que o valor que cada um de vos contribuiu seja devolvido.
Não só porque assim são as regras do "tudo o ou nada" da plataforma, mas porque não vamos conseguir regressar a São Tomé na data prevista para a execução em terreno do Dois Sentidos Fase II. Tivemos um contratempo pessoal, o qual não está nas nossas mãos ultrapassar, pelo que neste momento não sabemos para que data (mas será breve) teremos de adiar a nossa partida e a fazer o que estamos destinadas a fazer em São Tomé: ajudar as pessoas cegas e surdas a ultrapassar barreiras. Mas neste momento enfrentamos nós obstáculos que demorarão um pouco a transpor mas serão vencidos o mais rápido que nos for possível.
Assim, mesmo que tenham contribuído incondicionalmente, queremos que o valor seja devolvido para que, mais tarde, possamos de novo fazer o apelo à nossa causa.
Ate lá trabalharemos em Portugal para renovar os nossos conhecimentos e fortalecermos as nossas capacidades.
Até já!
Cláudia e Rita
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários