A fotografia participativa mostra aos jovens Santomenses que podem ser changemakers, responsáveis na construção do seu futuro!
Somos três pessoas cuja fotografia mudou as nossas vidas. Experienciámos o poder transformador da fotografia participativa e por isso queremos divulgar e utilizar esta ferramenta de modo a construir e desenvolver diversos olhares sobre o indivíduo e o seu contexto.
No Click ToMé, com recurso a dispositivos visuais e dinâmicas não formais, iremos, de forma prática proporcionar uma ‘viagem dupla’ aos participantes: introduzi-los no mundo da fotografia, e levá-los a fazer uma viagem interior — um processo photovoice centra-se na expansão do indivíduo, do seu “eu” no mundo para que depois possa agir e transformar o mesmo. Com esta metodologia os participantes terão oportunidade de reflectir acerca das suas vidas, desenvolver pensamento crítico e a sua criatividade, ganhar auto-confiança, descobrir os talentos e recursos da comunidade onde vivem, desenvolvendo e\ou aprofundando um sentido de pertença e se orgulharem dela, por exemplo através de exercícios que vão fazer. Estamos a formar agentes de mudança, capazes de no fim desta formação, disseminar este processo pelos seus pares, “contagiando” outros jovens envolvendo-os em actividades de fotografia. Este efeito dominó aliado ao “ADN” criativo deste medium faz com que surjam propostas, ideias de como explorar a fotografia como um recurso que pode beneficiar o indivíduo.
A partir de uma formação, alguns passarão para um hobby e outros poderão encontrar nesta prática um meio alternativo de criar um projeto de vida.
Este projecto ganhou asas na Wact mas surge anos antes no âmbito da FOS Associação que desde 2013 se dedica a criar projectos de fotografia participativa photovoice. A FOS tem o know how, a experiência e as ferramentas essenciais que permitem garantir que o projecto seja implementado de forma profissional cumprindo todos os requisitos da metodologia photovoice - só assim podemos desenhar projectos onde a fotografia seja um recurso de mudança.
Para garantir a execução do projecto precisamos de materiais que apoiam uma formação intensiva, para 12 jovens, de cerca de 120 horas no terreno, realizada através de 2 blocos de workshops diários durante 4 semanas . Após a formação, estes materiais vão ficar em São Tomé para continuarem a ser usados pelos jovens e sob o cuidado de uma instituição parceira, de modo a permitir a continuação do trabalho e desenvolvimento dos jovens.
Porque deve apoiar? Porque uma câmara fotográfica é mais do que um captador de imagens mas um instrumento que pode educar e mudar vidas.
Uma câmara fotográfica é um dispositivo para visualizar a realidade. Contribua para que possa mudar a vida destes jovens. Estes, ao partilharem o seu olhar consigo podem, através do seu olhar, mudar a sua vida também!
Queremos enfatizar a mudança de um olhar que se quer cada vez mais de dentro para fora.