O Bô Energia visa combater os problemas inerentes ao uso excessivo de carvão em STP, utilizando como alternativa briquetes feitos de serradura.
O Bô Energia 2017 é a continuação de um projeto que visa a produção, comercialização e utilização de briquetes compostos por desperdício de serradura.
No ano passado, uma equipa constituída por 3 changemakers iniciaram o Bô Energia com o principal objetivo de testar a viabilidade da produção de briquetes de serradura, como alternativa à utilização de carvão e de lenha, e sensibilizar e capacitar a população local para o aproveitamento energético, económico e ecológico das energias renováveis.
Produção na Carpintaria das Irmãs
O sucesso do projeto foi quase imediato, causando um grande impacto na comunidade de Neves. A produção de briquetes de serradura mostrou-se viável, e continua em funcionamento na carpintaria onde foi implementado.
Com esta edição pretende-se estender a produção e comercialização de briquetes às restantes carpintarias de Neves, continuando a sensibilizar a comunidade e dando formação dos carpinteiros e serralheiros, para que os mesmos possam comercializar os briquetes e obter lucro com a serradura residual das carpintarias.
De forma a alcançarmos tais objetivos será necessário:
- Contruir e replicar uma nova prensa mais eficiente;
- Realizar ações de sensibilização para toda a população são-tomense;
- Construir um manual de comercialização;
- Efetuar ações de formação comercial direcionada aos carpinteiros e serralheiros;
- Auxiliar e monitorizar os processos de produção de briquetes.
Sozinhos somos mais rápidos, mas juntos vamos mais longe. Com o seu apoio o sucesso e a sustentabilidade do projeto serão alcançados, contribuindo para um futuro mais verde de São Tomé.
Sobre o promotor
O projeto Bô Energia surgiu da formação SPIRIT promovida pela WACT.
A WACT – We Are Changing Together – é uma organização laica, apolítica, não governamental e sem fins lucrativos que trabalha em prol do Desenvolvimento através da educação. Esta procura mudar o mundo através das pessoas e acredita no potencial de cada um para ser um agente de mudança nos seus contextos diários e no mundo.
A equipa do Bô Energia’17 é constituída por quatro changemakers, com formação em diversas áreas que se complementam, e com um mote comum “agir pela mudança”:
- A Cláudia Cruz é formada na área da Psicologia e foi escuteira durante muitos anos. A sua paixão pela área humana será bastante útil para a construção de um plano de sensibilização adequado à população são-tomense.
- A Inês Pascoal é formada na área da biologia, e o Martim Duarte é aspirante nesta mesma área. A paixão de ambos pela natureza será bastante útil para tomar decisões ponderadas e criar um plano de sensibilização adequado.
- O Pedro Costa é formado na área da Gestão. A sua paixão pela área da estratégia será bastante útil para a formação dos carpinteiros e serralheiros, o que irá facilitar a comercialização dos briquetes em São Tomé.
Equipa Bô Energia '17
Orçamento e Calendarização
Para tornar possível este projeto, é necessário angariar o valor mencionado de forma a cobrir os seguintes custos:
- Apoio na viagem dos changemakers;
- Material para a construção das prensas e secadores;
- Material de escrita para a formação e sensibilização
- Deslocações internas (Viagens para reuniões com parceiros);
- Telecomunicações no terreno.
O Bô Energia é um projeto de 12 semanas que já se encontra no terreno desde o dia 17 de Julho de 2017.
Ajude-nos a tornar São Tomé um país mais verde!