UMBRAL é uma curta-metragem de terror que baseia os seus alicerces na fragilidade humana que advém do trauma: "poderá o trauma justificar o crime?"
SINOPSE
UMBRAL é uma curta-metragem do género terror e sci-fi, que explora de uma forma direta e visceral um dilema moral sem resposta certa: “poderá o trauma justificar o crime?”
Para tal, acompanhamos a regressão emocional conduzida de Edgar, um criminoso com transtorno de personalidade esquizotípica, em julgamento por parricídio. Ligada à sua mente através de neuro-elétrodos, a máquina do Umbral procura confrontar Edgar com a sua infância traumática, a fim de determinar ausência ou presença de causa-efeito entre o passado e o crime que cometeu.
Ao longo do filme, assistimos assim a uma constante transformação e desconstrução de cenários, ações e diálogos de uma representação rudimentar e minimalista – versão irreal da psique de Edgar – numa realidade crua e fria, representando a resistência da psique de Edgar que procura evitar o confronto com os seus traumas de infância, provenientes dos maus-tratos que sofreu em criança.
Por forma a ultrapassar esta resistência, a máquina introduz então um artifício na forma de uma menina, uma irmã inventada, que conduz Edgar ao confronto com o seu passado traumático, construindo à sua volta o seu inferno pessoal.
O REALIZADOR Miguel Andrade é natural do Porto, é apaixonado por contar histórias através do cinema, música e som. Assim, nos seus trabalhos criativos tem vindo a atribuir especial enfoque à realização, escrita de argumento, banda sonora e sound design. A pluralidade de áreas a que se dedica advém da crença de que é na interseção das artes que a criatividade é mais potenciada.
Assim, destacam-se os seguintes projetos e conquistas:
Cinema: É estudante de Mestrado em Cinema e Fotografia na ESMAD, onde assume atualmente a função de argumentista e realizador na curta-metragem "Umbral" em pré-produção. Foi também Diretor de Som nas curta-metragens "Palavra Cruzadas" e "Clave de Lua", tendo procedido à composição e produção de banda sonora original e sound design em "Clave de Lua". Destaca-se a importância do som na narrativa deste filme, com momentos em que esta componente assume protagonismo.
Música: É compositor e produtor, tendo desempenhado as posições de guitarrista, vocalista e teclista em diversas bandas. O cruzamento entre a música e o cinema foi estabelecido com a realização de inúmeros videoclipes para vários desses projetos. Destaca-se o videoclipe da canção “Unique”, uma desconstrução do quadro The Lovers de René Magritte, que arrecadou 8 prémios em festivais internacionais de cinema e 13 nomeações. O seu projeto a solo "Aras" tem sido uma plataforma para a criação de trabalhos criativos híbridos, com inúmeros videoclipes realizados, fundindo a música com dança contemporânea, programação de luz e projeção de vídeo.
É ainda licenciado em Economia pela FEP e detém um mestrado em Data Analytics, trabalhando atualmente na Porto Business School. Tem assim vindo a percorrer uma jornada multifacetada, coexistindo entre mundos distintos que procura fundir, acreditando que essa simbiose resulta na criação de trabalhos mais maduros e relevantes, com maior impacto e significância e, acima de tudo, mais criativos.
Algumas imagens do Storyboard do filme, por Inês Alecrim
Diogo Ferreira
Obrigado!
Caros apoiantes e seguidores,
Estamos prestes a encerrar a nossa campanha para o projeto Curta-metragem UMBRAL.
Desde já, agradecemos aos nossos apoiantes pelo apoio dado. Significa muito para nós.
Estamos a 300€ de fechar a campanha e nesta quadra natalícia pedimo-vos a ajuda para partilhar esta campanha junto dos vossos familiares e amigos. Pedimos para contar mais uma vez convosco.
A tod@s desejamos um bom Natal, com votos de prosperidade para o Ano Novo que se avizinha.
MUITO OBRIGADO! 🙏
A equipa
UMBRAL
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários