Um combo de jazz perde o seu contrabaixista. Em último recurso, abrem-se audições. Entre Edgar e André, qual conseguirá o tão cobiçado lugar?
"Between Strings" é uma minissérie realizada no âmbito do Mestrado de Comunicação Audiovisual para os Novos Media, da Universidade de Aveiro, em parceria com a RTP.
Disponibilizado gratuitamente no Youtube, acompanhado de entrevistas a músicos e os colaboradores na série partilhados nas nossas redes sociais, Between Strings trata-se de um projeto crossmedia em que iremos explorar de forma fictícia a vida de dois músicos que se encontram numa altura fucral a nível pessoal e um combo que irá abrir as portas a um deles. Por um outro lado, queremos ouvir as vozes dos músicos na vida real e dar um lugar de destaque através de entrevistas e interações nas redes sociais.
Dividida em três episódios de 8-12 minutos, seguimos primeiramente Edgar Lima, músico nascido no meio de jazz, preso na sua rotina diária de trabalho numa mercearia e depois gigs à noite. Com um irmão no estrangeiro constantemente a pressioná-lo para seguí-lo no mesmo caminho e Edgar sem interesse em ouví-lo, ele mantém-se neste dia-a-dia até que tal demonstra-se impossível. No segundo episódio, iremos seguir André Barros, habitual nos concursos de música clássica, com um currículo extenso de prémios e diplomas, encontra-se à procura de novas inspirações para dar um novo rumo à sua carreira artística. Por último, iremos voltar atrás e ver o que levou aos Between Strings abrir audições para um novo contrabaixista, tão perto dos seus próximos concertos. Entre Edgar e André, um deles verá a sua vida mudada.
Sobre o promotor
Somos 4 estudantes do Mestrado de Comunicação Audiovisual para os Novos Media, da Universidade de Aveiro - Alex Godinho, Catarina Teixeira, Daniela Santos e Érica Rita - todos com backgrounds variados neste meio. Com uma equipa pequena, é preciso ter as tarefas bem divididas e realizadas com total foco.

A Equipa por detrás. (Da direita para a esquerda: Alex Godinho - Editor, Catarina Teixeira - Diretora de Fotografia, Daniela Santos - Diretora de Casting, Érica Rita - Diretora de Som)
Este conceito surgiu em meados de novembro como proposta de projeto para o segundo semestre, e desde então a expansão da ideia original para o que é agora permite-nos já mostrar um pequeno teaser do primeiro episódio, sabendo que o rumo e evolução desta série é exponencial!
Orçamento e Calendarização
Enquanto que já foi produzido um episódio piloto - o qual forneceu as imagens para o teaser - faltam ainda produzir mais 2 episódios, para além de aperfeiçoar o primeiro, e o conteúdo extra que acompanha a série.
Como produção estudantil, todos os atores e colaboradores participam de forma gratuita, mas a equipa encarrega-se dos gastos no transporte e da alimentação. Para este episódio, gastámos à volta de 80€ em combustível e portagens, devido a filmagens no Porto e em Aveiro em 4 dias separados, assim como outros 20€ em alimentação.
O equipamento de filmagens é fornecido pela faculdade, mas, devido à existência de outros projetos de mestrado, licenciatura e aulas, há momentos em que é necessário a utilização de equipamento próprio (luzes, cartões SD, etc) e de consumíveis, como pilhas, para a operação de certos equipamentos. Neste seguimento, orçamentámos cada episódio com o mínimo de 110€ (possivelmente mais alto), e, com a junção do pagamento das comissões PPL (50€) e cumprimento das recompensas deste mesmo crowdfunding (+-140€), decidímos colocar o mínimo de angariação nos 550€, de modo a conseguir, pelo menos, levantar o peso dos encargos individuais de cada membro.

Divisão do orçamento.
Qualquer valor acima continuará a colmatar quaisqueres gastos imprevistos (ex. dias extras de filmagens) assim como permitir um maior foco neste projeto na sua pós-produção e divulgação, sem a preocupação do peso financeiro na equipa!
Nestas semanas de abril estivémos a planear e a finalizar os passos de pré-produção do 2º e 3º episódio, de modo a terminar em fim de maio. A liberalização do conteúdo irá acontecer em junho, nas nossas variadas redes sociais (Instagram, Tiktok, Youtube e Website próprio). O crowdfund correria até meados de junho com as recompensas a serem entregues a partir de julho (dependente do tempo de fabrico).

Calendarização do projeto.