A Queimada

A Queimada

Documentário focado numa tradição antiga na zona de Laúndos, Póvoa de Varzim.

  • 1060

    angariado

    53% de 2 000€

    53 apoiantes

  • 30 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 17/05/2021 e só será financiada se angariar um mínimo de 2 000€ até 16/07/2021 - 18:00

Documentário focado numa tradição antiga na zona de Laúndos, Póvoa de Varzim.

O grande evento d’ A QUEIMADA renasce das cinzas através dos testemunhos daqueles que o viveram de perto.

Entre as memórias do passado surge o mistério do desaparecimento do seu último organizador e, com ele, a faísca de uma nova esperança – o seu neto. Onde está a herança desta tradição e o que poderá ela trazer para o futuro?

Algumas imagens das filmagens efetuadas em fevereiro de 2020.

As mentes por detrás deste documentário são os jovens Pedro Pimentel e Rosana Soares que (re)descobriram esta história em pequenas conversas nostálgicas sobre as suas terras de origem.

A Rosana é realizadora e argumentista, natural da África do Sul. Nos últimos anos tem participado em inúmeros projetos audiovisuais, destacando-se “Às vezes sou pessoa, às vezes sou dinossauro” vencedor do Prémio de Melhor Filme Português no MIFEC de 2019, e a sua estreia em realização. Desde então produziu a curta-metragem “Cringe” (2019) de Dinis Leal Machado.

O Pedro participou em mais de 40 workshops, masterclasses e palestras. Maioritariamente, trabalha na área como assistente de realização e/ou chefe electricista em projetos de cinema, videoclipes e publicidade. A Queimada é o seu projeto mais recente como realizador.

Sobre o promotor

A equipa técnica é composta por alunos, ex-alunos e profissionais da área do cinema e audiovisual.

Originalmente planeado para projeto final do Mestrado em Comunicação Audiovisual da Escola Superior de Media Artes e Design , a dupla de realizadores partilhou este pequeno segredo da zona de Laúndos aos colegas de turma, amigos e familiares. O resultado foi uma equipa de pessoas dedicadas, profissionais e acima de tudo - apaixonadas pelas pequenas 'portugalidades' que ainda vão existindo. 

Podes pesquisar mais sobre nós nas redes sociais ou assistir a alguns trailers de projetos recentes e premiados da nossa diversa equipa.

Orçamento e Calendarização

Independentemente do género ou tipo de filme, o apoio financeiro é uma parte crucial para a sua realização em segurança e com as condições mínimas garantidas.

As filmagens estão planeadas para maio e junho de 2021.

Este projeto estava planeado para acontecer nos meses de fevereiro e março de 2020, mas a pandemia do COVID-19 obrigou à interrupção das filmagens por tempo indeterminado, bem como ao corte de financiamento.

Felizmente, mais de 1 ano depois, foi possível reunir as condições necessárias para retomar as filmagens desta tradição do norte de portugal.

Fotos Behind the Scenes da equipa em fevereiro de 2020.

Para contribuir basta escolheres uma recompensa ou valor. O projeto só será financiado se 100% ou mais do valor pedido for atingido. Caso contrário, o dinheiro é devolvido a cada apoiante.

Estamos muito agradecidos pelo tempo, dedicação e generosidade dos habitantes de Laúndos e Póvoa de Varzim, assim como de toda a equipa técnica e restantes envolvidos. No entanto, sem financiamento é impossível suportar todos os custos e despesas associados a este tipo de projetos.

Mesmo nestes tempos atípicos, qualquer contribuição faz a diferença e podes ser tu a fazê-la. Se não puderes contribuir financeiramente, ajuda-nos a partilhar nas redes sociais e a chegar ao maior número de pessoas possível!

Qualquer passo e sugestão é importante para o nosso sucesso.

UM GRANDE OBRIGADO DE TODA A EQUIPA D' A QUEIMADA ♥

Qua, 16/06/2021 - 23:17

Dom, 13/06/2021 - 18:59

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Ter, 25/05/2021 - 20:24

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Qua, 19/05/2021 - 13:44

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

17/05/2021

53 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 38
    novos apoiantes

  • 15
    apoiantes recorrentes

  • 8
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade