Isto é um beneficio colectivo! O que propomos é partilhar o investimento para a construção de 17 WCecos, porque a solução é para todos e ecologicamente responsável.
Isto é um beneficio colectivo!
O que propomos é partilhar o investimento para a construção de 17 WCecos, porque a solução é para todos e ecologicamente responsável.
A água potável é considerada um recurso escasso e até inexistente em grande parte do planeta, embora continue a ser usada por todos, directa ou indirectamente, com um nível de desperdício enorme.
A nível Industrial e Agrícola, é difícil encontrar formas directas de tornar o seu uso mais responsável, no entanto, a nível doméstico, a redução do desperdício de água está efectivamente ao nosso alcance.
Na maioria das vezes, não temos consciência que: o uso do autoclismo supõe em média 40% do total do consumo doméstico; ou que no nosso dia a dia, cada vez que puxamos o autoclismo descarregamos entre 7 a 15 litros de água potável, representando um consumo médio anual por fogo de 45.000 litros de água, POTÁVEL! (segundo o Programa Nacional de Uso Eficiente da Água do Instituto da Água, Ministério de Ambiente e Território).
A poupança de água potável consegue-se pela não utilização do autoclismo, mas também posteriormente, no tratamento dos resíduos (á diferença do que acontece numa estação de tratamento de águas residuais). Com este sistema, conseguimos fechar um ciclo, tendo como produto final um fertilizante para uso agro-florestal e jardinagem.
Optar por sanitários de compostagem é cada vez mais uma solução credível, com recurso a tecnologias eficientes, adequadas não apenas em situações em que existam casas com terreno, mas também em ambientes urbanos e até em apartamentos. Estas soluções que recorrem a tecnologias mais inovadoras são ainda pouco comuns e dispendiosas.
Apoiando este projecto estás também a possibilitar um trabalho de fundo de pesquisa e investigação, para tornar possível que estas e outras soluções estejam ao alcance de todos.
Somos parte da cooperativa integral Minga, sediada em Montemor-o-Novo, que se orienta pela promoção de práticas sustentáveis em termos ecológicos, económicos e sociais.
(A)POIA! (A)POIA!
Versão longa do vídeo disponível em: