Projecto de voluntariado em Kathmandu no Nepal. Todo o dinheiro angariado será aplicado nas despesas médicas, materiais escolares, pagamento das propinas escolares e materiais que o orfanato tem em falta.
Segundo a ONU, estima-se que existam em Kathmandu (Nepal), aproximadamente, 9.000 crianças de rua.
São meninos a quem foi negado o direito a serem crianças. Crianças estas, que não têm contacto com as suas famílias, são refugiadas e deslocadas, expulsas de casa para reduzir o número de bocas para alimentar, órfãs, ou até mesmo, abandonadas.
Uma vez na rua, estão entregues a si mesmos e à sua sorte. O pequeno corpo de criança, cobre-se de parasitas e lixo devido a dormirem no chão ou em bancos. Juntam-se em grupos para aumentar a capacidade de sobrevivência e tornam-se pedintes. Em Kathmandu grande parte destas crianças são viciadas em cola. Estas não são vistas como um potencial para o desenvolvimento do país, portanto, é-lhes negado o acesso à Educação, à infância, à importância em serem reconhecidas ou fundamentalmente, o direito a serem amadas, acarinhadas e protegidas.
O orfanato acolhe 31 crianças, 11 das quais recolhidas muito recentemente devido à intempérie que se faz sentir no país. Lalit e Eric são responsáveis por estes meninos, asseguram-lhes a oportunidade de frequentarem a escola (sendo uma despesa bastante acentuada uma vez que no Nepal a Educação não é gratuita) e principalmente dão-lhes um Lar. Um lar onde se sentem acarinhados e por fim, viverem em conformidade com o que realmente são: crianças.
Foi-nos pedido para trabalharmos, essencialmente, na criação de hábitos de higiene diários, criando rotinas que possam ser exequíveis, tendo em conta as condições existentes. As crianças são muito atacadas por parasitas, piolhos e pulgas, que agravam o seu estado de saúde.
Porque escolhemos esta Organização?
Viajar e conhecer novas culturas foi algo que sempre nos fascinou, inclusive, a nossa amizade teve início a partir do famoso couchsurfing. Contudo, somente conhecer lugares novos já não era suficiente, precisávamos de mais, de fazer mais pelo mundo. Desse pensamento até surgir a ideia do voluntariado foram 2 segundos.
Escolhemos o Nepal, por ser de certa forma, um cantinho no mundo que se encontra esquecido. É um país onde existem, segundo a ONU, mais de 9.000 crianças de rua, órfãs, abandonadas, refugiadas, deixadas ao abandono e à sua sorte. A maior parte delas está viciada em cola. Crianças esquecidas, mas que, continuam a ser crianças, precisam de proteção, conforto e amor.
A nossa rotina diária!
O dia normal em Kathmandu terá início às 7h00 da manhã. É necessário acordar as crianças, dar-lhes o pequeno almoço e levá-las à escola.
Durante as aulas, teremos tempo para cozinhar o almoço, organizar o Lar e preparar atividades para as crianças, assim que regressarem da escola.
A partir das 16h00, hora a que termina a escola, começa a brincadeira! Entre banhos e limpeza dos meninos, começamos agora a realizar as atividades que tinhamos preparado, no âmbito das artes, música, línguas ou até mesmo uma partida de futebol!
O jantar é servido às 19h00, depois disso, é hora de lavar os dentes, deitar as crianças e desejar-lhes bons sonhos.
Nota: Todo o dinheiro angariado será aplicado nas despesas médicas, materiais escolares, pagamento das propinas escolares e materiais que o orfanato tem em falta (frigorífico, camas etc.). As nossas despesas de voos, vistos, alimentação e alojamento são suportadas na totalidade por nós (Inês e Anna).