Esta campanha baseia-se no desenvolvimento de um software para melhorar o acesso ao computador para pessoas sem mobilidade. O objetivo é ter o financiamento necessário para tornar a solução num produto para que fique disponível aos utilizadores.
Estima-se que 15% da população mundial tenha deficiência. Na União Europeia há cerca de 80 milhões de pessoas afetadas por deficiências. Com o envelhecimento da população prevê-se que em 2020 o número aumente para 120 milhões. O público-alvo deste software são pessoas com deficiência física, sendo esta a deficiência que mais limita o acesso ao computador, precisando assim de algum produto de apoio para melhorar o acesso à tecnologia.
Analisando o mercado em números concretos, em Portugal existem 156 246 pessoas com deficiência física (segundo os censos de 2001). Face a estes números torna-se importante criar ferramentas que possam auxiliar no acesso ao computador e assim contribuir para a autonomia das pessoas com deficiência. Surge assim o Smile-Access!
Esta solução consiste num sistema automático de reconhecimento de expressões faciais que possibilita a interação com o computador a pessoas sem qualquer tipo de mobilidade ou com pouca mobilidade. Com base no algoritmo, foi construído um protótipo capaz de reconhecer as expressões faciais de uma pessoa. Para cada expressão existe uma função no computador a desempenhar. Pode ser uma tecla ou um clique do rato. Além de necessitar de poucos movimentos, este modo de interação é um modo natural de comunicação, o que permite facilitar o seu uso e a sua compreensão.
Existem muitas pessoas que apenas usam as expressões faciais como modo de comunicação com outras pessoas. Esta solução pode ajudar a aumentar a qualidade de vida das pessoas com deficiência em momentos de lazer ou na sua vida profissional.
Para que o Smile-Access se torne num produto ainda é necessário algum financiamento e por isso surge esta campanha! É necessário financiamento para a aquisição da licença de um dos ambientes de programação (Matlab) e para o design e multimédia usados no software. Como será um produto inovador no mercado, é necessário garantir a sua proteção! Por isso é necessário financiamento para o registo de modelo de utilidade e para registo de marca. Por fim, para que o Smile-Access se torne num produto o mais universal possível é necessário testes em diferentes utilizadores e também algumas demonstrações para que as pessoas possam entender o funcionamento e a utilidade desta ferramenta.
Como acredito que esta solução vá ajudar as pessoas com deficiência, esta deve tornar-se num produto para que fique acessível a todas as pessoas que o queiram adquirir!