QUASINVISÍVEL é um livro/catálogo do fotógrafo Ozias Filho. Estes trabalhos serão expostos na Casa da América Latina, integrados na programação de Passado e Presente – Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura 2017.
"OZIAS FILHO é um artista e poeta brasileiro radicado em Portugal. Sua fotografia transcende o plano bidimensional para encontrar, na poesia, o perfeito diálogo entre palavras e imagens. O olhar inquietante do artista, que se coloca nos cenários como um agente capaz de revelar as minúcias do cotidiano, nos indaga sobre o que olhamos, e não vemos. O projeto Quasinvisível nos leva a um passeio por lugares onde a humanidade, veladamente presente, conscientiza-nos sobre o nosso distanciamento com o próprio meio em que vivemos. Entre retas, planos e curvas da arquitetura, a massividade das comunicações, o consumismo provocado pelas vitrines e a normatização direcional de nossos passos, Ozias busca o retorno à sensibilidade em meio à indiferença, tendo a visão como guia, como condutora da fruição do mundo por todos os sentidos". (Adriana Fernandes - Artista Visual e Pesquisadora)
OZIAS FILHO levanta um pouco do véu que vai neste seu trabalho: A cidade lato sensu, o grande cenário, onde cada um de nós representa o seu papel é sempre visitada como um dado adquirido, abrimos os olhos e olhamos, mas será que exercemos o poder da visão? O poder de encontrar um diferencial nos vários elementos que emergem de uma outra cidade? Não ver a cidade no detalhe, na sua desconstrução, é não ver o outro? É não ver a nós próprios?... E por isso o QUASINVISÍVEL.
As EDIÇÕES PASÁRGADA têm o prazer de o convidar a participar na publicação desta obra. O seu contributo, que neste caso funciona como uma PRÉ-COMPRA do livro/catálogo, dá-lhe acesso a ofertas únicas e exclusivas como, por exemplo, a inclusão do seu nome impresso nos agradecimentos na página online do autor e da editora.
Nos anexos, abaixo, poderá encontrar os 3 exemplos de fotografias para aqueles cuja contribuição supere determinado valor: UMA RECOMPENSA EXCLUSIVA criada pelo Fotógrafo OZIAS FILHO.
Outras recompensas são ainda os livros de contos COMO SE, de Claudia Chigres, e, ainda, SÓ AGORA VEJO CRESCER EM MIM AS MÃOS DE MEU PAI (vários autores). Mais informações sobre estes e outros livros das Edições Pasárgada podem ser consultados aqui.
ESTE LIVRO TERÁ UMA TIRAGEM DE 350 EXEMPLARES, NUMERADOS E ASSINADOS PELO ARTISTA. UMA EDIÇÃO EXCLUSIVA PARA A EXPOSIÇÃO.
Sobre o promotor
OZIAS FILHO (1962/Rio de Janeiro) Formado em Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso; em Fotografia pela Pontifícia Universidade Católica, ambas no Rio de Janeiro; é pós-graduado em Edição e Novos Suportes Digitais, pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou no Jornal O Primeiro de Janeiro (Porto).
Lançou em 2001 Poemas do Dilúvio (Ed. Alma Azul/Coimbra). Idealizou e protagonizou, entre 2002 a 2004, na Casa da América Latina, os projetos: Uma Hora Com os Poetas, Noites em Pasárgada e Neruda com Amor. Foi durante doze anos responsável da Editora Vozes em Portugal. Em 2005 lançou Páginas Despidas (Edições Pasárgada/Cascais). Em 2006 participou na coletânea de contos Conto-Con-ti-go (LivrododiaEditores/Torres Vedras) e em 2008 publicou pelo mesmo selo o livro de fotografias Santa Cruz com poemas de Luís Filipe Cristóvão; em 2010 integrou a coletânea de contos Só agora vejo crescer em mim as mãos de meu pai; em 2011 publicou o livro de poemas O relógio avariado de Deus (ambos das EdiçõesPasárgada); colabora regularmente produzindo capas de livros para alguns autores: A descoberta do mundo, de Clarisse Lispector (Ed. Indícios de Ouro, 2004); Primeiras letras, Quaradouro, Viavária, livrosde Iacyr Anderson Freitas (Ed. Nankin, São Paulo, 2007); Aconselho-te crueldade, de Fernando Fiorese (Ed.Nankin, São Paulo, 2010).
Está presente em algumas revistas nacionais e internacionais de cultura: Bypass Magazine (Portugal/Londres/Nova Iorque); Sítio (Portugal); Arkai (Alemanha); Alma Azul – revista de artes e ideias (Portugal); Revista da Associação de Leitura do Brasil. Representou o Brasil na III Bienal de Culturas Lusófonas (Portugal/2011). Publicou em parceria com o poeta mineiro Iacyr Anderson Freitas, o livro Ar de Arestas; as fotos desta obra estiveram expostas no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, em Juíz de Fora (Brasil); na Casa da América Latina, em Lisboa; no Palácio dos Aciprestes (Fundação Marques de Pombal), em Oeiras e na Biblioteca D. Dinis, em Odivelas. Expôs no projeto coletivo português On the Wall (fotografias feitas por smartfones). Publicou em 2014 o livro de fotografias Instagramo-te (imagens feitas exclusivamente usando a ferramenta Instagram pelo telemóvel); ainda neste ano publicou Insulares (Livros de Ontem/Lisboa). Lançou recentemente no Rio de Janeiro, a edição brasileira de O relógio avariado de Deus (Texto Território Editores). Já em 2017 participou, em Lisboa, na Semana da Poesia Ibero-Americana (a na respectiva antologia de escritores, editada para o evento) e na VI Bienal de Culturas Lusófonas, com uma das suas imagens do ensaio Shadowless. É editor nas Edições Pasárgada e vive em Portugal desde 1991.
Edições Pasárgada
Catálogos já seguiram ao seu encontro
Caros amigos apoiantes da campanha QUASIVINSÍVEL, livro-catálogo do fotógrafo Ozias Filho, era só para informar que o livro bem como as restantes recompensas seguiram no dia de ontem, 19/06/2017, pelos Correios. Contudo, chamo a atenção dos apoiantes do Brasil para o facto de os Correios deste país estar a atrasar em muito o período de entregas das encomendas; facto este alertado pelos Correios de Portugal. O motivo é que, actualmente, todos os envios para este destino ficam retidos na central de distribuição de Curitiba, que não tem capacidade para responder às necessidades do mercado brasileiro. Estaremos atentos a esta situação.
Cumprimentos fraternos a todos e mais uma vez obrigado por associar o seu nome a este nosso projecto,
Edições Pasárgada
onde eu quero estar
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Edições Pasárgada
Atraso no catálogo QUASINVISÍVEL
Caros apoiantes da campanha QUASINVISÍVEL, por motivos que são alheios às Edições Pasárgada e ao fotógrafo Ozias Filho, os livros/catálogos não serão entregues amanhã, 1 de Junho, no dia da inauguração da exposição homónima. Nesse sentido e com muita pena nossa, os mesmos seguirão posteriormente pelos Correios (por favor nos enviem a vossa morada/endereço completo) ou serão entregues em mãos (se for caso disso). Pele sucedido pedimos desculpas. Contudo, àqueles que for possível, gostaríamos de contar com a sua presença amanhã na Casa da América Latina.
Edições Pasárgada
Ozias Filho
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Edições Pasárgada
QUASINVISÍVEL - UM SUCESSO
Óptimas notícias! A campanha QUASINVISÍVEL - LIVRO/CATÁLOGO, DE OZIAS FILHO reuniu todo o apoio necessário, graças a cada um dos de vocês. A palavra mais significativa que encontramos para este momento é... OBRIGADO! Nós das edições Pasárgada ficamos muito felizes que este projecto possa ganhar a luz do dia. A partir deste momento o livro/catálogo será produzido e enviado, junto com as recompensas (se for caso para isso), para a vossa morada. Neste sentido, pedimos aos apoiantes que nos envie a respectiva morada completa. Pedimos àqueles que vão estar presentes na inauguração da exposição fotográfica QUASINVISÍVEL (no próximo dia 1 de Junho, às 19 horas, na Casa da América Latina, em Lisboa) que nos avisem por email, pois poderão levantar o livro neste mesmo dia.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários