Sobre o promotor
QUARTETO
O Quarteto de Guitarras de Lisboa (QGLx) formou-se em 2006, tendo realizado, nos primeiros três anos, cerca de 50 recitais em diferentes espaços culturais entre Portugal e Espanha, e estreado diversas obras de diferentes compositores portugueses seus contemporâneos.
Em meados de 2009 o grupo interrompeu a sua atividade para que cada um dos seus elementos se dedicasse a outros projetos pessoais que foram surgindo. Durante o interregno do QGLx todos os seus elementos dedicaram a sua carreira concertista a outros projetos que lhes levaram a percorrer importantes salas e festivais de todos os cantos do Mundo. Dentro destas experiências surgem concertos a solo, com orquestra e em diferentes formações instrumentais. A vontade de partilhar as experiências vividas por cada um dos seus elementos despoletou o desejo de reunir novamente o QGLx retomando este os ensaios em final de 2011 e a atividade concertista no início de 2012.
Desde 2011 o agrupamento dedicou-se a preparar um novo repertório, baseado em peças originais, de compositores portugueses. A par deste trabalho de renovação, o quarteto manteve uma atividade concertista com repertório baseado em obras de compositores de referência do universo guitarrístico.
Em Julho de 2013 o grupo decidiu colocar em CD e livro o trabalho dos últimos anos, estando neste momento a finalizar a gravação que será composta apenas por peças de compositores portugueses dedicadas ao LxGQ. O CD contará com a participação do prestigiado percussionista português, Pedro Carneiro, numa obra do compositor Carlos Marecos, escrita especialmente para quarteto de guitarras e marimba.
MEMBROS
André Santos
Nasceu em Lisboa em Novembro de 1984. Licenciou-se em Economia pela Universidade Nova de Lisboa ao mesmo tempo que terminou o Conservatório Nacional no curso de Guitarra Clássica na classe de Fernando Lobo.
Em 2007 entrou para a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) no curso de Guitarra Clássica orientado por José Piñero Nagy terminando a sua licenciatura em Guitarra (2010) no Conservatório Superior Manuel Castillo em Sevilha com orientação de Francisco Sanchez Bernier. Teve aulas de Guitarra Flamenca com Oscar Herrero e Pedro Jóia.
Além da sua carreira solista tem participado em diversos projetos musicais (passando por várias áreas como a música Erudita, Fado e Flamenco) tendo tocado já em diversos países tais como: Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Alemanha, Suíça, Croácia, Sérvia, Polónia, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Brasil, Colômbia, Perú, México, Equador, China, Macau, Tailândia e Cabo Verde.
Faz parte do corpo de júri residente do Concurso Nacional de Música de Intervenção de Almada “Cantar Abril” desde 2007 e integrou o Júri do Concurso de Música Moderna de Almada de 2008. Em 2011 ganhou o prémio de “Jovem Talento” atribuído pela Câmara Municipal de Almada. Desde 2012 que faz parte da produção dos Encontros de Fado de Almada.
Ao longo da sua carreira já acompanhou diferentes artistas como por exemplo Maria da Nazaré, Ricardo Ribeiro, Quorum Ballet, Teresa Salgueiro (ex-Madredeus) com quem fez a tour do espetáculo “Voltarei à minha terra”, entre muitos outros.
Como compositor já escreveu música para diferentes formações instrumentais, para peças de teatro e faz regularmente arranjos para diversos grupos do panorama musical português.
Atualmente frequenta a licenciatura em composição na ESML tendo sido aluno de António Pinho Vargas, Carlos Caires e Luís Tinoco com quem estuda de momento. É guitarrista e membro fundador do grupo Melech Mechaya.
Miguel Vieira da Silva
Nascido em Lisboa em 1984, iniciou os seus estudos de guitarra com dez anos de idade na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, onde estudou com os professores Paulo Galvão e Carlos Gutkin, terminando o 8º grau no ano de 2003. Frequentou master classes com vários professores entre os quais Flores Chaviano, Paulo Vaz de Carvalho, Piñeiro Nagy, António Jorge Gonçalves, Dejan Ivanovic, Joaquín Clerch, Michalis Kontaxakis, Eduardo Isacc, e Aniello Desiderio.
Em 2007 concluiu a Licenciatura em Guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Piñeiro Nagy e em 2010, terminou o curso de Mestrado na Universidad de Extremadura, em Cáceres (ESPANHA), com o guitarrista Ricardo Gallén.
Apresentou-se, através de vários projetos que integra (entre os quais, MikroDuo e Quarteto de Guitarras de Lisboa), em diversos espaços culturais, como no Centro Cultural de Cascais (Festival do Estoril), Centro Cultural da Malaposta, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio de Sintra, Museu de Arte Antiga, Teatro São Luiz (inserido no Festival de Música da ESML), Palácio da Ajuda, Museu da Água, entre outros, tendo também participado na iniciativa “Orquestra de Guitarras” realizada nos anos de 2004 e 2005. Realizou projetos com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos.
Através dos vários projetos, teve oportunidade de atuar em diversos palcos e festivais (a nível nacional e internacional), tais como no Great Hall do Conservatório P.I. Tchaikovsky (Rússia), Victoria Hall (Suiça, Rencontres Musicales Internacionales), na Troy Savings Bank (Albany, EUA), com a Albany Symphony Orchestra, Dubrovnik Summer Festival (Croácia), com a United Chamber Orchestra, no Festival MITO (Itália), no Brno Internacional Music Festival (República Checa), Festival Internacional de Santander (Espanha), Ljubljana Festival (Eslovénia), Festival Emilia Romagna (Itália), Centro Cultural de Cascais (Festival de Música do Estoril), Centro Cultural Olga Cadaval, Centro Cultural da Malaposta, Centro Cultural Vila Flor, Palácio de Sintra, “Casa da América Latina (em directo para a estação de rádio Antena2), Museu de Arte Antiga, Teatro São Luiz (Festival de Música da ESML), Palácio da Ajuda e Museu da Água.
Em 2011 realizou uma digressão pelo Oriente, atuando nos Conservatórios de Beijing e de Tianjin (China), na Casa Garden (Macau), e em várias cidades do Japão, juntamente com a Tokyo Opera Association, numa iniciativa de solidariedade pelas vítimas da tragédia de Fukushima.
Lecciona atualmente na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha.
José Dias
Nasceu em Alcochete em 20 de Janeiro de 1978. No ano letivo de 1998/99 frequenta a Academia de Amadores de Música onde estudou guitarra clássica com o professor Paulo Amorim. Em 2000 inicia os estudos de guitarra clássica na Escola Profissional de Almada com o professor Júlio Guerreiro. Termina o curso profissional na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC) com o professor Walter Lopes. Em 2004 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa no curso de Guitarra, com o professor Piñeiro Nagy. Em 2009 termina o curso de guitarra.
Em 2005, como membro fundador, inicia o agrupamento “Quarteto de Guitarras de Lisboa” (QGLx). Com os QGLx, atuou em vários pontos de Norte a Sul do País e Norte de Espanha. Frequentou vários Master Classes de guitarra, tanto a solo como em quarteto com professores como Dejan Ivanovic, Michael Kontaxakis, Darco Petrinjak, entre outros. Iniciou a sua carreira de docente em 2005, onde tem leccionado aulas de guitarra clássica.
Atualmente lecciona na Escola Ritmo e Melodias em Alcochete. Fez algumas participações com a companhia Quorum Ballet no espectáculo “Correr o Fado” na Sérvia, Sevilha e Açores. Atualmente integra como guitarrista nos projetos musicais: “QGLx”, “Os Maquinistas” e “Novos Restelos”.
Pedro Luís
Nascido em Setúbal, em 1985, começou a estudar guitarra com oito anos de idade na Academia de Música de Belas Artes Luísa Todi (Setúbal), sob a tutela do professor João Trindade, vindo porém a concluir o seu último ano de conservatório com o professor Nuno Santos. Em 2003 conclui o 8º grau do conservatório e é admitido na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2007, termina a Licenciatura sob a tutela do professor Piñero Nagy. Em 2010, termina o curso de Mestrado na Universidad de Extremadura, em Cáceres (ESPANHA), com o guitarrista Ricardo Gallén.
Ao longo da sua formação, participou em várias Master-Classes, a solo e em música de câmara, com professores como Alberto Ponce, Dejan Ivanovic, Michalis Kontaxakis, Joaquín Clerch, Darko Petrinjak, Costas Cotsiolis, Betho Davezac, António Jorge Gonçalves e Quitó de Sousa-Antunes.
Atualmente pertence as vários projetos, entre os quais o duo de guitarras “MikroDuo” (duo este que também atua com Piñeiro Nagy) e o “Quarteto de Guitarras de Lisboa”, tendo também integrado o projeto “Orquestra de Guitarras” em 2004 e 2006. Em 2005 e 2006 participa em duas óperas realizadas pelo Teatro S. Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Através dos vários projetos, teve oportunidade de atuar em diversos palcos e festivais tais como no Great Hall do Conservatório P.I. Tchaikovsky (Rússia), Victoria Hall (Suiça, Rencontres Musicales Internacionales), na Troy Savings Bank (Albany, EUA), com a Albany Symphony Orchestra, Dubrovnik Summer Festival (Croácia), com a United Chamber Orchestra, no Festival MITO (Itália), no Brno Internacional Music Festival (República Checa), Festival Internacional de Santander (Espanha), Ljubljana Festival (Eslovénia), Festival Emilia Romagna (Itália), Centro Cultural de Cascais (Festival de Música do Estoril), Centro Cultural Olga Cadaval, Centro Cultural da Malaposta, Centro Cultural Vila Flor, Palácio de Sintra, “Casa da América Latina (em directo para a estação de rádio Antena2), Museu de Arte Antiga, Teatro São Luiz (Festival de Música da ESML), Palácio da Ajuda, entre outros.
Em 2011 realizou uma digressão pelo Oriente, atuando nos Conservatórios de Beijing e de Tiajin (China), na Casa Garden (Macau), e em várias cidades do Japão, juntamente com a Tokyo Opera Association, numa iniciativa de solidariedade pelas vitimas da tragédia de Fukushima.
Até 2013, além da sua atividade artística, foi professor de Guitarra e de Classe de Conjunto Orff na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi (Setúbal), e professor de Guitarra na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha).